As primeiras doses da vacina contra o coronavírus em Coronel Fabriciano foram aplicadas na tarde dessa terça-feira, 19, no Lar dos Idosos Frederico Ozanam. A cidade recebeu 1 mil doses. O primeiro beneficiário foi Luiz Cândido Rodrigues Bastos, 67, que tomou a dose das mãos do prefeito Marcos Vinicius, que também é médico geriatra. Em seguida foi vacinada Ana Rita Pereira, 72. Outros 24 internos do lar foram imunizados na sequência. A cerimônia histórica e marcante foi transmitida ao vivo nas redes sociais da Prefeitura para que todos os moradores pudessem ver, e foi acompanhada de perto pelo vice-prefeito, Sadi Lucca e pelos secretários de Saúde, Ricardo Cacau e Assistência Social, Letícia Godinho.
Ainda nesta quarta-feira, as equipes de vacinadores da Prefeitura seguiram pelos quatro cantos da cidade para imunizar os idosos acima de 75 anos portadores de comorbidades. Segundo o prefeito, a escolha pelos mais velhos e doentes se deve ao fato de que essas pessoas figuram entre as principais vítimas fatais do vírus.
De acordo com o prefeito, uma lista com 890 pessoas integra o primeiro grupo a receber a vacina. O prefeito informou que nenhum idoso precisa sair de casa nesse primeiro momento, já que os agendamentos serão feitos pela secretaria de saúde via telefone e a equipe vacinadora irá de casa em casa, como fez na campanha da gripe. Dentro de 20 dias, será aplicada a segunda dose.