O ensino na rede pública municipal de Coronel Fabriciano já está a todo o vapor com o avanço do processo de vacinação contra a Covid-19 pelo país e a adoção de rígidos protocolos sanitários para proteção das crianças, educadores e demais servidores. O retorno das aulas presenciais foi nesta segunda-feira, 18, em 19 das 24 escolas e creches do município. Segundo levantamentos da Secretaria de Governança Educacional, a volta dos alunos atingiu 70% do esperado.
Diferentemente do período experimental realizado entre 23 de novembro e 18 de dezembro de 2020, as aulas agora são obrigatórias e determinantes para a conclusão do ano letivo do estudante. Quem não comparecer às aulas será registrado como falta.
Estudantes da educação infantil (4 e 5 anos) e do ensino fundamental, (1º ao 9º ano) retomaram os estudos por decisão do Prefeito Municipal e da Secretaria de Governança Educacional após ouvir os país (70% pediram a volta às aulas), o Conselho Municipal de Educação e profissionais da área da saúde, que deram o aval, observando as medidas adotadas pelo município.
Ao chegar à escola, munidos de máscara e protetor facial, entregues pela prefeitura, os alunos têm a temperatura corporal aferida e higienizam as mãos com álcool gel. Nas salas as carteiras foram distanciadas e o professor usa os mesmos equipamentos de proteção. Para ir ao banheiro, é liberado somente um por vez e a merenda é disponibilizada de forma escalonada por turma para evitar aglomerações.
Avó de um aluno, Dona Neuza Estela Pereira, entregou o neto logo cedo na Escola Municipal Dom Lelis Lara e conferiu de perto as regras anunciadas. “Gostei e estou tranquila”, disse. Fabiana Duarte, mãe de uma aluna, aprovou as medidas e o retorno das aulas. “Já era hora. Precisamos avançar”, disse em tom de confiança.
O Secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra informou que a educação e a saúde vão caminhar de mãos dadas e adotar outras medidas, caso necessário. O Prefeito Dr. Marcos Vinícius disse que a impressão deixada no primeiro dia foi altamente positiva. “A impressão que eu tenho é que todos estão entendendo como lidar no dia-a-dia com o vírus e ter segurança,” completou.
Cuidados além sala de aula
Portal N.Digital entrou em contato com a assessoria de comunicação para saber quais os cuidados seriam tomados além da sala de aula. Ela nos retornou informado que os veículos do transporte escolar de responsabilidade do município seguem os mesmo protocolos (uso de máscara, álcool gel, aferição de temperatura e distanciamento) além de outras medidas sanitárias, como desinfecção diária e higienização das poltronas.
Veículos particulares e Vans devem seguir as normas do transporte público e podem ser alvos de fiscalização por parte do município. Advertem que a responsabilidade de prevenir o coronavírus é de todos, não somente do município. Finalizaram com o apelo aos pais que porventura identificarem qualquer desrespeito às normas acionar a Polícia Militar ou denunciar por meio do APP E-ouve.
Leia mais: Ipatinga começa a discutir normas para volta às aulas