Taxa de ocupação UTI SUS cai para 66%, mas nos hospitais particulares ainda é de 100%.
Governador Valadares (MG) voltou a registrar cinco novas mortes por Coronavírus. Conforme balanço divulgado nesta terça-feira (12), pela prefeitura da cidade, três homens, com idades entre 60 e 79 anos, sem comorbidades, além de duas mulheres, com idades entre 70 e 80 anos ou mais, ambas com comorbidades, foram as mais recentes vítimas fatais da doença. O total de mortos na cidade chegou a 468. Os casos confirmados somam 13.306, sendo que 12.544 pessoas estão curadas. Com 66 internados com a COVID-19, incluindo 24 pacientes na UTI, Valadares vê a taxa de ocupação UTI SUS caindo nos últimos dias. Depois de quase ter chegado a 100%, no atual balanço, a taxa se encontra em 66%. Nos hospitais particulares, no entanto, permanece em 100%. Os casos suspeitos somam 168, incluindo 48 mortos e 27 internados.
Mais de um mês na Onda Vermelha
Governador Valadares e as outras 50 cidades da macrorregião Leste estão na Onda Vermelha do Minas Consciente desde o dia 21 de novembro de 2020, e ainda não há previsão de quando a região poderá mudar de onda. Na Onda Vermelha, apenas os serviços essenciais podem funcionar.
Estado de Calamidade Pública é prorrogado
O prefeito André Merlo prorrogou para até o dia 30 de junho de 2021 a vigência do Estado de Calamidade Pública, em Governador Valadares (MG). A informação foi divulgada nessa quarta-feira (30), pela prefeitura. O Estado de Calamidade Pública foi decretado em abril deste ano. Segundo o município, a decisão se deu após o governador Romeu Zema tomar a mesma decisão no Estado de Minas Gerais.
Vacina mais perto de chegar
Nesta sexta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o aval para o uso emergencial de 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. O imunizante é a principal aposta do governo federal para controlar a pandemia. Horas antes, o Instituto Butantan pediu a mesma permissão à Anvisa para a Coronavac, vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac.
Fonte: Rádio Mundo Melhor FM/Sávio Scarabelli