Ao que tudo indica, finalmente, a novela do Samu regional, que se arrasta desde 2013, ao melhor estilo dramalhão mexicano com dublagem do SBT, está chegando aos seus capítulos finais, prometendo ainda muitas emoções aos cidadãos. A direção do Consurge (Consórcio Intermunicipal da Rede Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais), anunciou nesta segunda-feira, 28, em Governador Valadares, o início das operações do Samu Regional, que não contará com Ipatinga, que tem um sistema próprio desde 2004. Previsto para ser implantado em três etapas, o Samu Regional, que como Ipatinga atenderá pelo telefone 192, contará ao final do processo com mais de 500 profissionais, podendo atender mais de 40 ambulâncias em 86 municípios, que junto totalizam ao em torno de 1,5 milhão de habitantes.
Nesta primeira etapa, o Samu terá bases em 10 cidades: Belo Oriente, Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Mantena, Peçanha, Resplendor, Santa Maria do Suaçuí, Tarumirim e Timóteo. Ao todo, serão 36 ambulâncias, do tipo Unidade de Salvamento Básica (USB), que atenderam em um raio de até 60 km de cada ponto de partida de uma unidade.
Na segunda fase, prevista 2021, mais 30 municípios devem ser contemplados: Santana do Paraíso, Antônio Dias, Jaguaraçu, Marliéria, Dionísio, Córrego Novo, Pingo D’Água, Iapu, Inhapim, Açucena, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Dom Cavati, Entre Folhas, Imbé de Minas, Ipaba, Joanésia, Mesquita, Naque, Periquito, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, São Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Anta, Ubaporanga, Vargem Alegre e Vermelho Novo.