O setor de Fiscalização da Prefeitura de Timóteo redobrou as ações de conscientização e inspeção para tentar controlar a aglomeração em locais públicos e, por consequência, a propagação da covid-19. Além de orientar o público que frequenta praças com brinquedos infláveis e food trucks, os fiscais também voltaram suas atenções para os famosos trenzinhos da alegria que circulavam pela cidade. Uma ação específica ocorreu no último sábado, 5, à noite.
Os proprietários de quatro trenzinhos foram notificados por descumprirem a legislação municipal, estadual e federal, como famosa lei do silêncio, que determina que os trenzinhos devem abaixar o volume próximo a hospitais, escolas, asilos, igrejas e prédios públicos. A falta de protocolos de prevenção ao covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre os clientes no interior do trenzinho, foi outra irregularidade encontrada pelos fiscais.
A ausência de documentos como o seguro de vida e o Certificado de Adequação à Lei de Trânsito também foi constatado em alguns casos, uma vez que esses veículos estão obrigados a ter essa documentação em dia, assim como a veiculação de música infantil durante os passeios. Foi solicitada aos proprietários a regularização da infração para eles voltarem a circular no município. O setor deve ganhar mais reforços nos próximos dias com a contratação de mais sete fiscais, aprovados em processo seletivo.