A Polícia Civil divulgou – e vem atualizando – a lista oficial dos mortos no grave acidente ocorrido às 13h30 desta sexta-feira, 4, na “Ponte Torta”, que fica no Km 350 da BR 381, no bairro Jacuí, em João Monlevade. A relação inicialmente, traz apenas os nomes das pessoas que foram identificadas. Até o momento, já foram confirmadas as mortes de 19 passageiros. As vítimas feridas – 21 – foram transportadas para o Hospital Margarida, em Monlevade e também para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, numa operação que exigiu o uso dos helicópteros das forças de segurança estadual.
O local do acidente fica próximo da convergência com a BR 262 e ao trevo para Dom Silvério e Rio Piracicaba, a 80 Km do Vale do Aço. Um ônibus da empresa Localima Turismo, que seguia da localidade de Santa Cruz do Deserto, município de Mata Grande (AL), de onde saiu às 09h desta quinta-feira, 3, para São Paulo, caiu de uma altura de cerca de 20 metros – e ficou completamente destruído. O transporte ainda tinha passageiros do município vizinho de Água Branca. Ambas as cidades ficam próximas às divisas com Pernambuco e Bahia, no sertão de Alagoas.
Lista de mortos no acidente, devidamente identificados:
- Caio Lucas Santos
- Cícero Jeferson Andrade da Silva
- Cícero Oliveira Lima
- Clemilton Santos Nascimento
- Denise Maria do Nascimento
- Elias Vieira Batalha
- Joelson Queiroz dos Santos
- José Ricardo da Silva
- José Roberto Santos da Silva
- Lázaro Santos Barbosa
- Manoel José da Silva
- Marcondes Teixeira lima
- Maria Luiza de Oliveira
- Maria Silma da Silva Batalha
- Cinco mortos ainda não foram identificados.
No final da noite desta sexta-feira, a empresa Localima Turismo emitiu uma nota oficial,
Em entrevista à Globo Minas, Uma passageira de nome Luana, que conseguiu pular do veículo, junto com outros ocupantes, contou que o veículo teria tido um problema mecânico (perda do freio) durante uma subida, além de perda de potência do motor. Outra passageira – Eliane – confirmou a história e lembrou que o ônibus caiu de ré, depois da tentativa do motorista de pará-lo.
A direção da empresa Localima divulgou uma nota sobre o ocorrido:
NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE
A empresa LOCALIMA vem, através da presente Nota, expressar nosso pesar e nossa profunda tristeza pelas vítimas e seus familiares acerca do acidente ocorrido no dia 04/12/2020.
Informamos, ainda, que a LOCALIMA possui contrato de arrendamento junto à empresa J.S. TURISMO, a qual transporta seus passageiros dentro das regras dos órgãos fiscalizadores – ANTT e Polícia Rodoviária Federal.
Não nos furtaremos da nossa responsabilidade, e somaremos todas as nossas forças e empenho para prestar total assistência às vítimas e aos seus familiares.
Nada, absolutamente nada, trará de volta a vida das vítimas. Foi uma fatalidade que gostaríamos de ter evitado.
Todos os fatos estão sendo apurados, e a nossa empresa possui interesse direto na devida elucidação, sendo certo que as reparações serão realizadas, caso a caso, para que a dor das vítimas e dos seus familiares sejam amenizadas.
Lamentamos o ocorrido, e nos sentimos profundamente abalados por este grave acidente. Não obstante, nossa equipe esclarece que se coloca à inteira disposição, dando suporte humano, digno, com compaixão e empatia, para amenizar a dor daqueles que sofrem, sejam vítimas ou seus familiares.
Com profundo pesar, LOCALIMA.