O prefeito de Governador Valadares (MG), e candidato a reeleição, André Merlo (PSDB), retornou à cidade nesta segunda-feira (23). O prefeito estava em São Paulo, desde o último dia 11, para se tratar da COVID-19. André Merlo chegou na cidade acompanhado de familiares, e ao lado do vice na chapa, David Barroso, realizou uma rápida coletiva de imprensa no galpão da Polícia Militar, dentro do Aeroporto Coronel Altino Machado.
Ainda ofegante, e visivelmente cansado, o prefeito explicou que a decisão de ir para São Paulo foi tomada pela família, após recomendação médica. Antes de ser transferido, ele estava internado em um hospital particular da cidade. Perguntado sobre a Onda Vermelha em que Valadares foi enquadrada no último fim de semana, o prefeito voltou a falar em equilíbrio entre saúde e economia. “Eu fiz contato com o governo do estado, mostrando pra ele o que estamos fazendo aqui pra Valadares retornar o mais rápido possível pra Onda Amarela. Claro que nós vamos fiscalizar, dentro do possível, nós vamos fiscalizar, mas nós vamos buscar esse equilíbrio, como sempre buscamos, entre a saúde nessa pandemia e o comércio aberto gerando emprego.”
O prefeito também falou sobre as recomendações médicas que ele deverá seguir daqui em diante, e como será sua participação na reta final da campanha eleitoral. “O que nós vamos fazer é continuar a fisioterapia que já estamos fazendo, pra voltar ao normal, agora livre do vírus. É só recuperar mesmo, inclusive a massa muscular, e fisioterapia respiratória. A gente vai tá na campanha com restrições, pela orientação médica, sem buscar aglomerações e outros tipos de eventos mais impactantes, mas vamos estar na campanha voltando à televisão, voltando a gravar.”
Ao deixar o aeroporto, o prefeito acenou para uma multidão de apoiadores que o aguardavam na porta do aeroporto. Ele seguiu em carreata pelas ruas da cidade até seu comitê de campanha, onde falou com apoiadores, e depois seguiu para casa.
Disputa inédita de segundo turno nas eleições
No próximo domingo (29), André Merlo enfrenta seu atual vice-prefeito, Dr. Luciano (PSC), no inédito segundo turno das eleições municipais de Valadares. O candidato tucano levou a melhor no primeiro turno, com 38,27% dos votos válidos, contra 19,32% do concorrente. Dos atuais 213.886 eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 67,99% dos eleitores de Valadares foram às urnas, o que representa 145.427 pessoas. Houve abstenção de 32,01%.
Fonte: Sávio Scarabelli – Rádio Mundo Melhor