BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Aceleração para negócios de impacto social

Programa inédito em Minas Gerais incentiva o desenvolvimento de negócios e projetos que buscam resolver questões sociais e ambientais

Cerca de 40% dos negócios de impacto socioambiental do Brasil têm menos de três anos de fundação, e 70% deles são formalizados. É o que mostra um estudo da Pipe Social, que ouviu, no ano passado, 579 empreendedores da área. Para apoiar as iniciativas dos empreendedores sociais que atuam em Minas Gerais, o Sebrae e o NAAÇÃO promovem o Programa de Aceleração para Negócios de Impacto Social. A inscrição é grátis e pode ser feita até 11 de março,  no site www.sympla.com.brInformações: 0800 570 0800,www.sebrae.com.br/minasgerais ou www.naacao.com.br.

O programa tem como objetivos incentivar e orientar o desenvolvimento de negócios e projetos inovadores de impacto social, que têm se mostrado uma alternativa para o desenvolvimento econômico sustentável.  Podem se inscrever empreendedores, com ou sem CNPJ, que desenvolvam ou tenham um projeto ou negócio economicamente viável, baseado em uma solução voltada para resolver um problema social ou ambiental nas comunidades.

Serão selecionadas nove equipes para o programa de aceleração, previsto para ser realizado entre abril e julho deste ano, em Belo Horizonte.  A participação dos selecionados será totalmente subsidiada pelo Sebrae Minas e o NAAÇÃO.

Durante o programa de aceleração, os empreendedores terão o acompanhamento de especialistas no desenvolvimento e aprimoramento do negócio ou projeto, por meio de consultorias, instrutorias, experiências e mentorias. Na fase final, participarão de bancas para a avaliação dos projetos e de encontros com agentes do mercado, entre investidores, empreendedores sociais e parceiros.

Etapas do programa

  • Inscrições até 11 de março.
  • Seleção e avaliação das equipes: de 12 a 23 de março.
  • Divulgação dos selecionados: entre 28 e 30 de março.
  • Execução do programa de pré-aceleração: de 2 de abril a 30 de julho (previsão).

Características de um negócio de impacto social

  • Consegue gerar receita com a venda de produtos e serviços e ainda gerar impacto social e ambiental positivo.
  • Não é apenas o dono da empresa que ganha e manda, mas um grupo de pessoas de baixa renda é beneficiado.
  • A empresa ajuda a transformar a realidade de um local, fazendo toda a diferença na qualidade de vida das pessoas.
  • Os negócios sociais estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela ONU.

Principais áreas de atuação dos negócios sociais no Brasil *

  • Educação (38%)
  • Tecnologias verdes (23%)
  • Cidadania (12%)
  • Saúde (10%)
  • Finanças sociais (9%)
  • Cidades (8%)

*Fonte: 1º Mapa de Negócios de Impacto Social e Ambiental – Pipe Social, junho 2017.

  Sobre o NAAÇÃO

Rede de transformação e inovação, idealizada para conhecer, incentivar e potencializar pessoas com atitudes inovadoras, criativas e empreendedoras que geram impacto positivo e transformam sua história e a das pessoas a sua volta.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM