Para quem gosta ou acha pelo menos interessante visitar as instalações de uma usina siderúrgica, uma boa opção pode ser passear pela planta da Aperam South América, antiga Cia. Acesita. Atualmente, segundo dados da empresa, cerca de 650 pessoas fazem esse tour a cada ano, mas a intenção é aumentar este fluxo após o fim da pandemia do coronavírus, que provocou a suspensão das visitas, em março. Enquanto isso não é possível, uma solução virtual foi criada para manter ativo o serviço .
A iniciativa acaba de ser lançada por meio de um programa de visitação virtual que, por meio de vídeos, simula um passeio pela unidade de Timóteo, que acabou de completar 76 anos. O acesso acontece por meio de um mapa digital interativo onde o visitante escolhe quais áreas gostaria de visitar.
“Sem precisar sair do lugar, é possível conhecer todo o processo produtivo da empresa, desde o cultivo e produção do carvão vegetal, proveniente das florestas plantadas da Aperam BioEnergia, até o desdobramento da produção integrada dos aços inoxidáveis, aços carbono especiais e aços elétricos. Os conteúdos contam com a participação dos empregados, que apresentam remotamente os equipamentos e tecnologias que compõem esses processos” explica Raquel Faria, gerente de comunicação da Aperam.
A iniciativa tem como público-alvo desde os novos empregados da empresa até a comunidade, estudantes, autoridades, imprensa, clientes e fornecedores interessados em conhecer o universo industrial da Aperam. As visitas devem ser agendadas antecipadamente junto à equipe de comunicação pelo e-mail comunicacao@aperam.com, informando o objetivo da visita, o nome e telefone para contato.