Equipes do Samu de Timóteo simulam socorro à vítimas

Duas equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizaram na manhã desta quarta-feira, 28, uma simulação de socorro a vítimas de acidente em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo. O treinamento é uma etapa da capacitação dos profissionais que atuarão na base do Samu Regional que ficará localizada na cidade.

De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Morais,  a base ficar junto ao 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, na avenida Acesita, 617, no Olaria e contará com uma unidade de suporte básico, com quatro equipes compostas por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem para atendimento às vítimas. 

Nesta primeira etapa, o Samu Regional atenderá nove cidades, com três bases no Vale do Aço: Coronel Fabriciano, Belo Oriente, Timóteo.  Uma quarta base ficará em Caratinga, no Vale do Rio Doce. Ao todo, serão 47 profissionais, que atenderão em quatro ambulâncias, do tipo Unidade de Salvamento Básica (USB), em um raio de atuação de até 60 km de cada base. Contando com sistema próprio desde 2004, Ipatinga não fará parte, neste primeiro momento, do  Samu Regional.

Próximas etapas

Na segunda etapa, prevista para o primeiro trimestre de 2021, mais 30 municípios serão contemplados: Santana do Paraíso, Antônio Dias, Jaguaraçu, Marliéria, Dionísio, Córrego Novo, Pingo D’Água, Iapu, Inhapim, Açucena, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Dom Cavati, Entre Folhas, Imbé de Minas, Ipaba, Joanésia, Mesquita, Naque, Periquito, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, São Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Anta, Ubaporanga, Vargem Alegre e Vermelho Novo. Após implementada as três etapas, serão mais de 500 profissionais atendendo em oito ambulâncias USA e 33 USB em 86 municípios em todo o Leste de Minas. A estimativa é atender mais de 1,5 milhão de pessoas em toda o leste mineiro.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM