BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Aperam participa da retomada da economia

Em vídeoconferência com jornalistas da região, o presidente da siderúrgica, Frederico Ayres, apresentou as ações da empresa durante a pandemia, apresentou o desempenho operacional durante o período e expectativas para o segundo semestre.

Na última quinta-feira (20) o presidente da Aperam South América, Frederico Ayres, realizou videoconferência com a imprensa regional. Os mais de 25 jornalistas acompanharam apresentação que incluía indicadores da empresa (e setor) assim como as ações da empresa durante a pandemia. A sinalização da manutenção dos níveis de capacidade de fábrica foi o maior desafio, dado a queda de demanda mais agravada nos meses de abril e maio.

A empresa, que não divulga resultados trimestrais, contribuiu no semestre com 31% da EBTIDA do grupo, em nível mundial. Os 3.200 empregados distribuídos na planta de Timóteo e da Aperam Bioenergia foram preservados.

Exclusiva do Portal N

01 – A produção brasileira de aço bruto caiu 17,9% no 1o semestre de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019, enquanto as vendas internas sofreram queda de 10,5% de janeiro a junho, mesmo percentual de decréscimo do consumo aparente (-10,5%). As exportações diminuíram 8,1% e as importações, 17,0%. O desempenho negativo do setor no 1o semestre deveu-se aos impactos provocados pela pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo.

Por gentileza, presidente: Como ficaram os indicadores da Aperam na mesma base de comparação com os indicadores do setor?

Presidente – Posso lhe garantir que muitos próximos aos observados pelo setor, divulgados pelo Instituto Aço Brasil. Um aspecto muito recorrente quando cai as vendas internas naturalmente conseguimos aumentar as vendas externas. No entanto, nessa pandemia, você tem mercados consumidores que passaram por dificuldades também.

Tema: Sustentabilidade

02 – No congresso Aço Brasil de 2018, em que nossos veículos Portal N, Revista Negócios Já! e Suplemento Negócios Já!/Diário do Aço estiveram presentes para cobertura exclusiva das empresas de nossa região, o senhor era o mediador do painel 4: Sustentabilidade na indústria do aço. Na oportunidade, pudemos observar, “in loco”, a desenvoltura com a qual mediou o tema, sobretudo, ao levar a experiência da Aperam no que ela auto intitulou “Aço verde”.

Passados dois anos, o que avançou na empresa para ampliar o alcance do “Aço verde” nos processos industriais e o que se projeta para os próximos anos? 

A Aperam é a única empresa que utiliza carvão mineral de florestas renováveis. A estratégia na empresa nesse sentido é que temos convicção que o mundo, o consumidor do futuro  vai querer consumir o aço sustentável com essa característica

Tema: Inovação

03 – A inovação sempre foi uma “obsessão” para a Aperam. A empresa periodicamente se reposiciona tecnológica e mercadologicamente para a manutenção de sua perpetuidade. O desafio que se impõe pela pandemia do novo Coronavírus fez surgir ideias e produtos que pudessem, de alguma forma, contribuir para o combate ou para uma melhor qualidade de vida no contexto do “novo normal”.

O Centro de Pesquisa e Inovação da empresa, que tivemos a primazia de conhecer em oportunidade ímpar oferecida pela Ascom, em 2019, torna inevitável perguntar se, nesse sentido, linhas de pesquisas estão sendo desenvolvidas para a oferta de aços especiais que possam oferecer características químicas ou mecânicas que mitiguem, por exemplo, o longo tempo de sobrevivência em superfícies metálicas do SARS COV 2, cujo tempo estimado é de pelo menos 72 horas? 

Presidente – O grande foco, nesse caso, é a facilidade que o aço inox tem para a higienização(doamos bancadas para laboratórios do estado justamente pela facilidade se usar produtos químicos, água ou qualquer produto que possa ser necessário para higienizá-lo) sendo, na nossa visão, o grande diferencial em termos de materiais mais adequados para os ambientes que lidam com a pandemia, como hospitais, laboratórios e clínicas. Não há busca nesse sentido (de alterar características físicas-mecânicas que venham a dificultar a permanência do vírus por muito tempo na superfície).

Tema: Produto 

04 – No início da década (2011-2020), havia um “boom” na indústria da construção naval e off shore. Na oportunidade, a empresa desenvolveu o Aço Duplex (que combinam elevada resistência mecânica e resistência à corrosão. Resultado de uma união entre os aços inoxidáveis austeníticos e os aços inoxidáveis ferríticos, estes aços combinam as melhores características – boa soldabilidade + imunidade à corrosão sob tensão.

A Aperam South America produz e comercializa nos mesmos níveis esse aço para a cadeia de Óleo e Gás no Brasil (exporta?) se comparado o início da década (pré-sal e exploração por empresas privadas).

Presidente: A nossa estratégia esta sempre avaliando as tendências no Brasil. Estamos sempre atentos às mudanças e demandas por novos produtos que elas trazem. Foi assim no início da década de 2011 com o aço Duplex, voltado para atender a exploração de petróleo em águas profundas por meio de tubos flexíveis. Hoje, ele continua sendo demandado, mas está sendo aplicado em equipamentos da indústria sucro-alcooleira.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM