HOME HEADER FSFX 05
HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 04
HOME HEADER FSFX 06
HOME HEADER FSFX 02
HOME HEADER FSFX 01
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Coronavírus muda rotina de supermercados  do Vale do Aço

A máxima de que “o mundo mudou” com a crise imposta pelo coronavírus, pode ser comprovada com a nova rotina que é possível presenciar, desde o início da pandemia, nos supermercados do Vale do Aço. Por fazer parte de um serviço considerado essencial, as lojas do setor nunca deixaram de abrir as portas, mas tiveram que fazer uma série de mudanças e adaptações em suas rotinas para manterem o direito de atender os clientes.

“A pandemia apresentou um cenário desafiador para todo o varejo e os supermercados, um dos setores que mais emprega na região, não estão fora deste rol. Todo planejamento feito para 2020 ‘foi para o ralo’, pois os empresários precisavam assimilar rapidamente esta nova realidade e investir na higiene de suas lojas, no treinamento de colaboradores e na conscientização dos consumidores”, reforça José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio do Vale do Aço.

Rotina

Principal executiva da rede que leva o nome da família, Elizandra Machado, do Garcia Supermercados, explicou a rotina que foram obrigados a implementar nas quatros lojas do grupo, localizada nos bairros Canaã, Veneza e Bom Jardim e Cidade Nova

“Tivemos que conscientizar funcionários e consumidores sobre a importância em se tomar os devidos cuidados adotamos uma rotina minuciosa de higienização dos caixas e das maquininhas de cartão, por exemplo, bem como espalhar álcool em gel por todos os outros setores do supermercado”, afirmando  também que, com a chegada da pandemia, foram necessários mais investimentos em vendas on-line, que triplicaram neste período.  Outra mudança importante foi a adoção do atendimento aos fornecedores de maneira virtual.

Regras de distanciamento e higiene são realidade nos estabelecimentos há mais de cinco meses

Brasil

Gerente comercial no Brasil Supermercados (unidades em Ipatinga, Fabriciano e Timóteo), Denis Andrade revela que o enfrentamento à pandemia aumentou em 300% a rotina de higienização no interior das lojas e ambientes comuns frequentados por funcionários. “Também temos total controle do número de consumidores que entram no supermercado, sempre cobrando o uso de máscara. Todos que chegam às nossas lojas têm as mãos higienizadas”, resume.

Orientações

Diretor Administrativo e Financeiro da Consul (cooperativa com lojas em Ipatinga e Timóteo), Emilio Jorge Chain informa que a empresa passou a balizar suas ações em orientações do Ministério da Saúde, da OMS e da Fundação São Francisco Xavier, além de seguir rigorosamente as diretrizes repassadas pela Prefeitura de Ipatinga e demais decretos municipais vigentes.

“No que diz respeito aos colaboradores pertencentes ao chamado ‘grupo de risco’, a Consul tomou algumas medidas como concessão ou antecipação de férias e home office”, exemplificou, acrescentando que alguns funcionários enquadrados no mesmo grupo também foram remanejados de função ou ambiente de trabalho.

Chain lembra que as redes sociais na Internet e a imprensa em geral se tornaram ainda mais aliadas no trabalho de propagar informações de horários de atendimento exclusivos para idosos e a necessidade de apenas uma pessoa por família vir ao supermercado, por exemplo. “Entre os muitos cuidados que passamos a observar, estamos acompanhando continuamente a limpeza de banheiros e restaurantes, organizamos horários de almoço distintos para os empregados e ainda dispensamos atenção especial ao isolamento da padaria, açougue e farmácia com pedestal de sinalização zebrado”, finalizou.

“Checkouts” ganharam placas de acrílico na maioria dos supermercados da região. FOTOS: Emmanuel Franco

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2