Construída com agilidade, conforme o cronograma estabelecido pelo atual governo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Planalto e Parque das Águas, em Ipatinga, começou a funcionar na manhã desta quinta-feira (16). As atividades iniciaram com a presença do prefeito Nardyello Rocha, autoridades e lideranças comunitárias que, em ato simbólico, descerraram a placa de inauguração. A unidade também foi contemplada com o programa ‘Saúde na Noite’, tornando-se a 17°. – de um total de 21 – com atendimento até às 22h.
A nova UBS deverá atender aproximadamente 20 mil moradores do entorno, inclusive as 496 famílias que serão contempladas com o Programa Minha Casa, Minha Vida e vão morar no Conjunto Habitacional Planalto II, em adiantada fase de execução.
A UBS conta com sala de vacina, farmácia, dois consultórios odontológicos, sala ginecológica, sala de curativos, local para reuniões, salas para os agentes de saúde e de endemias e um total de 9 consultórios médicos. Além de melhorar a capacidade de atendimento para os usuários, a unidade vai dispor também de vestiários e copa para os servidores.
O presidente da Associação de Moradores do Planalto, Sílvio Lopes, elogiou a estrutura. “Tudo foi muito bem feito. Estamos contentes. Superou nossas expectativas. Não tem nem comparação com o antigo posto, que era totalmente improvisado”, disse.
Sebastião Alvim, presidente da Associação de Moradores do Parque das Águas, mencionou as dificuldades enfrentadas pelos moradores. “Era triste a outra unidade. Parecia que estávamos abandonados. Agora temos uma unidade que realmente atende as necessidades do nosso bairro”, disse.
Recursos
Os recursos para a edificação, provenientes do Finisa – Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento -, foram captados junto à Caixa Econômica Federal. A obra é parte do programa municipal ‘Nova Ipatinga’. Além da UBS do Parque das Águas/Planalto, outras duas, no Jardim Panorama e Vila Formosa, estão sendo erguidas, elevando para cinco as unidades construídas pelo atual governo. Já foram entregues as UBS’s do Bom Jardim II e do Nova Esperança, que atendem a outros milhares de usuários.
FONTE: PMI