A rede pública de Educação em Ipatinga retomou oficialmente nesta terça-feira, 16, as atividades escolas, dentro das características impostas pela pandemia do coronavírus. Assim como na rede estadual, a cidade criou um sistema virtual de aprendizado, que ganhou o nome de Programa de Aulas Remotas, que conta ainda com a distribuição dos cadernos de atividades impressas para os pais de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
“As atividades foram elaboradoras com muito zelo por nossa assessoria pedagógica e pelas equipes diretivas e de professores. Nesta primeira entrega, todos os nossos alunos receberão, até sexta-feira (19), de acordo com o cronograma divulgado aos pais por cada escola, os cadernos de atividades impressos. Os materiais serão devolvidos na escola a cada 15 dias, para serem corrigidos pelos professores, ao mesmo tempo em que novos cadernos serão disponibilizados”, explicou Eva Sônia Rodrigues, secretária de Educação do município.
As famílias que têm acesso à internet e computador em casa podem ainda optar pela forma de estudos on-line para os alunos, por meio da plataforma ‘Estude em Casa’. Nela, todo o conteúdo didático é atualizado semanalmente, e as atividades são corrigidas assim que finalizadas pelo estudante. “É mais uma forma de mantermos o contato e a interação entre a família e a escola”, acrescenta Eva.
Kits de alimentação
A volta às atividades escolares também contemplou a entrega de nova remessa dos kits de alimentação para as famílias em situação de vulnerabilidade, cadastradas no Bolsa Família ou pela Prefeitura de Ipatinga. “A gente percebe a alegria e a ajuda que isso representa na vida dessas famílias, já que muitas delas ficaram sem renda nos últimos meses, por conta da pandemia”, destaca Iolanda Kaiser Hosken, diretora da Escola Municipal Éverson Magalhães Lage.