A primeira estação de recarga de veículos elétricos, totalmente gratuita da região Leste de Minas, foi inaugurada em Ipatinga nesta terça-feira,16. Os proprietários de carros movidos a energia elétrica poderão a partir de agora recarregar suas baterias na T8M Energia Solar, localizada no Iguaçu.
Segundo o engenheiro Toniangelo Vieira, diretor da T8M Energia Solar, o objetivo dessa iniciativa é criar o hábito de uso do produto. “Nós queremos incentivar a população a investir em carros elétricos, que são uma opção de transporte sustentável, que não contribui para a poluição sonora e do ar. Também esperamos facilitar a vida de quem já é adepto a esse tipo de veículo, uma vez que o nosso aparelho recarrega de forma mais rápida e segura que os demais”, diz.
Segundo ele, a ação visa, principalmente, as pessoas que já apreciam a energia renovável. “Queremos mostrar para aqueles que estão investindo em um sistema fotovoltaico hoje, que eles podem instalar um sistema já adaptado para o carro elétrico de amanhã, com a tecnologia SolarEdge e seu EVcharger”, afirmou o engenheiro.
De acordo com ele, a demanda na região ainda é pequena, mas a expectativa é que ela cresça ao longo de poucos anos. “Essa é uma tendência em diversas partes do país. Em outros países isso já é realidade. A T8M costuma ser pioneira, por isso estamos nos antecipando às necessidades da população, assim como foi com a energia solar”, conta.
Como funciona
Segundo o engenheiro, o aparelho instalado pela T8M é uma estação de recarga utiliza a energia renovável do sol para gerar a eletricidade que vai recarregar as baterias. “Ele maximiza o autoconsumo, reduz a emissão de CO2 e otimiza o uso da energia renovável”, conta. Ainda de acordo com ele, esse sistema fotovoltaico, que é interligado à rede de energia da concessionária, possui uma tecnologia que possibilita que o carregamento seja mais veloz e seguro.
“Ele possui um inversor que propicia um carregamento inteligente e até 2,5 vezes mais rápido que o padrão, que pode ser monitorado na plataforma de gerenciamento do sistema fotovoltaico”, explica.