BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Ferrovias da Vale viram destaque na área ambiental

As estradas Ferro Carajás e Vitória a Minas, administradas pela Vale, receberam as melhores avaliações ambientais entre as ferrovias brasileiras, de acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Segundo o órgão federal, as duas estradas, localizadas entre o Pará e Maranhão e Minas e Espírito Santo obtiveram, respectivamente a pontuação 0,82 e 0,78 no IDA (Índice de Desempenho Ambiental).

O indicador permite à ANTT acompanhar e incentivar as ferrovias a desenvolverem ações sustentáveis e de proteção ao meio ambiente e é formado a partir de quesitos como correta destinação de resíduos; reuso de água; controle de emissões; eficiência energética; relacionamento com moradores de cidades vizinhas às ferrovias; e iniciativas de preservação do meio ambiente.

Entre as ações desenvolvidas pelas duas ferrovias estão segregação de resíduos sólidos, reaproveitamento de água da chuva e sistemas de tratamento de efluentes, além de monitoramento automatizado da qualidade do ar.

Na Estrada de Ferro Vitória a Minas, 13 mil pessoas participaram de projetos de educação ambiental, palestras e oficinas no ano passado. O Ecoponto, por exemplo, foi desenvolvido em escolas do município de João Neiva (ES) e ajudou a recolher mais de 95 toneladas de materiais recicláveis. Já o projeto Jogue Limpo, em parceria com prefeituras e lideranças comunitárias, visa sensibilizar as comunidades sobre a importância do descarte correto de resíduos.

As ferrovias também foram classificadas pela ANTT como as mais seguras do país, considerando os índices anuais de acidentes de todas as estradas de ferro do Brasil, entre os fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM