O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, confirmou que será obrigatório o uso de máscaras em todo o território do município. A determinação estará presente no decreto que será publicado nesta quarta-feira. A medida será valendo para que andar pelas ruas e locais públicos. Até então, o seu era obrigatório no interior de estabelecimentos comerciais, igrejas, e no transporte público. Também hoje, ficou definido que o comércio funcionará apenas em três dias da semana – segundas, quartas e sextas, de 12h às 18h e que as feiras livres serão suspensas.
As medidas foram tomadas nesta terça-feira, 26, depois que os relatórios mostrara o avanço, de forma exponencial, do coronavírus em Ipatinga, com 24 casos registrados ao longo do dia, o que elevou para 149 o número total. No dia anterior, já haviam sido 23 novos casos, o que fez a curva epidemiológica diária de positivo subir para a casa dos 20%. Durante um bom período, desde que o acompanhamento começou a ser feito pelos órgãos de controle, ela estava em apenas 3 a 4%, depois de se iniciar em até 170%. A leitura é que o pico da pandemia, antes previsto para as primeiras semanas de junho, possa ter se antecipado. De acordo com o Ministério da Saúde, uma taxa de incidência de 555 casos por milhão de pessoas já é considerada uma classificação de Alto Risco para a doença.
A população de Ipatinga está hoje em torno de 261 mil habitantes, e o número de casos confirmados até 12h desta terça-feira já chegava a 144, o que significa uma projeção de 551 casos por milhão. Teoricamente, uma ocorrência de 750 casos por milhão caracterizaria uma situação típica para decretação de ‘lockdown’. Outra preocupação do município é com a taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes positivados ou com casos suspeitos da doença, que hoje já é de 83%. Em relação aos leitos de Enfermaria Covid-19, essa porcentagem atingiu 89% até as 12h desta terça-feira.
Outra medida será a ampliação de leitos de enfermaria com a implantação de uma estrutura de suporte técnico na Escola Canuta Rosa, próximo ao Hospital Municipal, no Cidade Nobre, que receberá nos próximos dias até 40 leitos. Diante da dificuldade de adquirir respiradores no mercado e tendo em vista que o Estado também não tem encaminhado o equipamento aos municípios, Ipatinga está adquirindo dez ventiladores específicos para auxílio no tratamento dos doentes.