Os servidores públicos de Ipatinga estão recebendo pelo menos duas máscaras para uso e prevenção contra o coronavírus, doadas pelo poder executivo municipal. A entrega começou nesta quarta-feira, 22 e segue o que determina a lei estadual sancionada na última semana para governador Romeu Zema.
De acordo ainda com a nova lei, todos os estabelecimentos comerciais de Minas devem, além de fornecer as máscaras para seus empregados, adotar medidas como etiqueta de tosse, higienização das mãos e distanciamento social. Além do comércio, são obrigados a usar as máscaras profissionais do transporte coletivo e individual, funcionários, servidores e colaboradores da administração pública, sistema prisional, indústrias, bancos e lotéricas.
Segundo a secretária de Saúde Érica Dias, o equipamento de proteção é confeccionado em tecido e será obrigatório durante todo o período de trabalho. Ela esclareceu ainda que o profissional da saúde, especificamente, que está na linha de frente no combate ao vírus, utiliza outro tipo de máscara, classificada como EPI.