Como o novo CORONAVÍRUS está mudando os HÁBITOS dos consumidores e trazendo novas OPORTUNIDADES para pequenas, médias e grandes empresas?
É verdade que o nosso mundo está sempre em evolução, e a cada ano que passa, temos novas oportunidades e novos hábitos de acordo com o avanço da ciência e da tecnologia.
Mas, nunca se viu algo mudar de forma tão radical como nos últimos meses por conta dos fatos, como é a questão da COVID-19 que assombra o mundo todo.
HÁBITOS
Os hábitos já não são mais os mesmos, o que antes era online em alguma parte do tempo, hoje se tornou praticamente 100% online.
Antes, você ia à academia pela manhã, depois ia para o trabalho, enquanto isso, em casa, seus filhos se arrumavam para ir à escola, e no final do dia, pais e filhos se arrumavam para ir ao cinema e aproveitavam o passeio para jantar ou fazer um lanche.
Agora, tudo é feito dentro de casa, o seu personal trainner está no instagram ou no Zoom (programa de conferência online) para aplicar uma aula pessoal ou em turma. O serviço é feito no quartinho ou em algum ambiente de casa, de forma remota. As aulas das crianças são feitas online, através de aplicativos próprios como Microsoft Teams. E o cinema, agora dá lugar à assinatura de aplicativos de streaming, como Netflix. Ah, e o lanche, que antes era feito no shopping, agora é feito dentro de casa, através dos deliverys.
Tudo bem que o Delivery já existia antes, mas muitas famílias ainda preferia utilizar esse serviço em último caso ou até mesmo não utilizavam dele, mesmo com todo o conforto.
OPORTUNIDADES
Se o mundo mudou para o consumidor, para o comerciante mudou de forma radical também, as oportunidades são ainda maiores agora, mesmo com toda a questão do isolamento social. É claro que, para quem quer iniciar um negócio ou consolidar sua marca, alguns cuidados são essenciais. Como prestar um bom atendimento, cumprir os prazos, diversificar os meios de pagamento, oferecer horários flexíveis e manter seu cliente satisfeito. E o Marketing Digital tem tido um papel super importante neste momento.
Mesmo quem vendia online anteriormente, o momento faz com que comerciantes de produtos tenham que se adaptar para funcionar de forma 100% online (ou a maioria do tempo online), entregando com a mesma agilidade e qualidade de antes. Ter uma loja online e uma equipe bem estruturada é essencial, e essa experiência irá fazer com que comércios se destacam e virem referência após este momento. Se antes, quem estava presente online era um diferencial, hoje é obrigatoriedade, se você não está presente na internet, sua empresa não existe.
COLOQUE SUA EMPRESA ONLINE AGORA
Já para quem trabalha com serviços, a relação da empresa com o cliente passa a ser 100% online, mesmo que o serviço necessite ser feito no offline, como lava-jato, serviço de elétrica, etc. Toda a negociação deverá ser feita através de aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Telegram, e o serviço, caso não seja digital, será feito na casa do consumidor, atendendo todos os cuidados e medidas de segurança.
Casas de shows, estão oferecendo o serviço de bar, que antes era comercializado apenas para quem ia a um evento da casa, para todas as pessoas através do serviço de delivery. Isso é se adequar ao momento. Se você ainda não se adequou, corra, você está comendo poeira.
REDES SOCIAIS
Pessoas estão aproveitando o aumento de acesso às redes sociais para ganhar dinheiro, mas é necessário ter primeiro uma audiência, ou seja, seguidores que prestam atenção no que você diz. Com uma audiência, é possível cobrar por um POST publicitário, ou então simplesmente fazer dinheiro vendendo o seu conhecimento, ensinando seus seguidores aquilo que você tem autoridade. Outra forma de monetizar é participando de sistemas de afiliação de serviços e produtos.
Você teve que mudar seus hábitos ou sua forma de vender? Conte um pouco sobre sua experiência neste momento. Se você ainda não sabe o que fazer, vamos conversar, tenho certeza que é possível fazer dinheiro com o seu conhecimento.