Uma decisão, em caráter liminar, derrubou hoje a proibição da entrada em Belo Horizonte dos ônibus oriundos de Caratinga e do Vale do Aço. Com isso, a Viação Presidente, empresa concessionária das linhas, já estuda a retomada das viagens, que podem acontecer ainda neste final de semana. A decisão do magistrado mineiro atendeu um pedido do Ministério Público Estadual, que liberou, além do Vale do Aço, a entrada de ônibus de todas as cidades do interior, desde que as empresas cumpram regras de segurança sanitária antes do embarque, durante a viagem e no desembarque dos passageiros na capital.
Desde o início da crise do coronavírus, a Presidente promoveu um ajuste severo em seu quadro de horários, reduzindo as quase 30 viagens diárias entre a região e BH para apenas duas, que desde o dia 25 de março saiam de Caratinga às 08h40 e 23h59 e 8h e 23h59 da capital. Os veículos passavam pela Vale do Aço cerca de uma hora e meia depois da partida de Caratinga e cerca de quatro horas e meia depois de partirem de BH.
Desde o último dia 8 de abril, atendendo a uma determinação do prefeito Alexandre Kalil, agentes da BHTrans e da Guarda Municipal passaram a impedir a entrada dos ônibus vindos do Vale do Aço, escoltando-os de volta, com todos os passageiros dentro, para fora dos limites da capital. O fato levou a Presidente a suspender totalmente os serviços dois dias depois. Agora, conforme explicou um funcionário da empresa na rodoviária de Belo Horizonte, a expectativa é que as operações sejam retomadas entre amanhã e segunda-feira, quem sabe até com mais partidas e chegadas diárias.
Para mais informações, a Presidente disponibilizou os telefones de suas agências em:
Ipatinga: (31) 3822-4121
Belo Horizonte: (31) 3201-1591
João Monlevade: (31) 3852-5309
Inhapim: (33) 3315-1076
Caratinga: (33) 3321-4220