Preocupada com a disseminação do Coronavírus por meio das transmissões locais e comunitária e visando a proteção de toda a coletividade, a Prefeitura de Ipatinga definiu nesta quarta-feira (18) a suspensão temporária dos expedientes de atendimento ao público no prédio-sede do Executivo.
A medida começa a vigorar nesta quinta-feira (19) e se estende até sexta-feira, 27 de março, período necessário para que a Administração realize adequações indispensáveis para garantia de maior segurança não apenas para o público, mas também para os servidores municipais, em relação à contenção do covid-19. O expediente retornará à normalidade na segunda-feira, 30 de março.
Dentre as ações de prevenção, as demandas para o setor de Protocolo e Central de Atendimento Tributário (Ceat), a partir do dia 30 de março, serão canalizadas a um serviço telefônico. Os números serão divulgados em breve para a população.
Durante o período de suspensão do expediente convencional, o público que de forma excepcional precisar encaminhar algum documento físico ou necessitar de acesso incontornável à Prefeitura deverá contar com pessoal de triagem disponibilizado pela Administração no hall de entrada do prédio. Ali também será avaliada a justificativa para o acesso.
O Executivo reforça que a decisão de suspender momentaneamente o atendimento ao público no prédio é mais uma ação norteada por cuidados com a saúde pública, fazendo coro a diversas outras medidas de prevenção que o município vem adotando para conter o novo Coronavírus.
De acordo com o último boletim epidemiológico do município, divulgado nesta quarta-feira, Ipatinga tem um caso confirmado da doença, 193 em investigação e dez descartados.
Medidas preventivas
Desde o início da semana, o Governo municipal tem tomado medidas importantes, que foram amplamente divulgadas após a publicação no Diário Oficial do Decreto 9273/2020, que oficializa o estado de emergência na cidade.
Uma das principais medidas contidas no documento é a determinação para que sejam suspensas por tempo indeterminado as atividades letivas em todas as escolas da cidade, nos mais diversos níveis, incluindo as da rede particular. A suspensão garante a proteção de mais de 60 mil alunos no município, incluindo creches e faculdades.
O Executivo confirmou também a suspensão de todas as atividades previstas para comemoração do 56º aniversário de emancipação político-administrativa do município, no mês de abril, assim como outros eventos públicos e também os particulares que dependam de alvarás. Estão suspensas ainda, temporariamente, as visitas aos pacientes internados no Hospital Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A partir desta quinta-feira (19), está determinada também a suspensão das sessões de cinemas, assim como a interrupção temporária das atividades em academias de ginástica e escolas de idioma.
Em tom de recomendação, o documento também contém orientações às instituições religiosas da cidade para que suspendam ou reduzam o número de participantes em suas celebrações públicas, assim como o tempo de duração. Pede-se, ainda, às lideranças, que procurem evitar o contato de idosos com outros grupos de fiéis em ambientes de aglomeração.
FONTE: PMI