A pandemia mundial do Coronavírus, que já chegou ao Vale do Aço provocou uma série de alterações no cotidiano da AAPI (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga). De acordo com o presidente Elias Caetano Ferreira, o objetivo é preservar a saúde dos associados idosos, que são a maioria do público atendido pela entidade.
Elias ressaltou que o atendimento das ambulâncias fica mantido, sem alterações em sua rotina e que os funcionários foram orientados quanto as práticas de prevenção, higiene pessoal e do ambiente, diminuição do contato físico e aglomerações, observar a ventilação das salas e ficar atentos aos sintomas da doença. Outra medida é que parte dos diretores estarão trabalhando em sistema de rodízio, diminuindo a presença física na instituição.
Entre as principais mudanças aprovadas pela diretora da entidade estão:
Suspensão de todas as atividades no Clube dos Pioneiros, entre elas a tradicional seresta dos finais de semana e a sauna.
Restrição de acesso à sede administrativa, no bairro Areal e nas unidade regionais de atendimento, onde os pacientes e acompanhantes devem evitar permanecer após as consultas que tiveram realizado. Outra recomendação é que os pacientes não cheguem com muita antecedência aos consultórios e evitem aglomerações e que reduzam ao máximo o número de acompanhantes.
Veja abaixo o pronunciamento oficial do presidente Elias Caetano, com todos os detalhes da decisão da diretoria: