Depois de mais de uma década, Fabriciano terá novamente uma maternidade pública. Isso será possível graças ao investimento de R$ 1 milhão da Prefeitura Municipal em obras no Hospital Dr. José Maria Morais (antigo Hospital Siderúrgica), reaberto em 2017 e mantido desde então pelo poder público. A nova maternidade contará com centro obstétrico com duas salas para partos, berçário, consultório ginecológico para as mães que derem à luz e recepção. Serão seis leitos de pré e pós-parto em duas enfermarias; uma sala de PPP (pré-parto, parto e puerpério – PPP) com banheira para realização de parto humanizado e individual, mais um leito de isolamento. A estrutura será suficiente para fazer até 250 partos/mês.
Além da maternidade, o projeto contempla adequações na recepção e construção de novo bloco cirúrgico, o que possibilita a ampliação de 60 para 80 leitos hospitalares. Parte das melhorias já foi entregue, como a nova CME (Central de Materiais Esterilizados) com capacidade para esterilizar 100% do instrumental usado, com economia de tempo e dinheiro para o município. O prefeito Marcus Vinícius, que é médico, celebrou a notícia, destacando que ainda este ano, as mães fabricianenses “serão acolhidas na hora do parto com segurança, profissionalismo, humanidade e todo o suporte hospitalar necessário na sua cidade”.
Marcus Vinícius lembrou ainda que hospital ganhar novo bloco cirúrgico com três salas: duas para cirurgias de grande porte com anestesia geral e um para cirurgias de bloqueio (intervenções menores). Com isso, a unidade ampliará em 50% a capacidade instalada para realizar cirurgias de urgência e eletivas, atingindo a marca de cerca de 1,5 mil procedimentos por ano.