A Unidade de Oncologia da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) recebeu esta semana a aprovação para participar de mais um importante estudo científico internacional que visa a implementação de novas tecnologias no tratamento do câncer. O estudo testa quimioterapia associada à radioterapia para câncer de pulmão avançado, possibilitando o HMC a contar com uma opção terapêutica, extremamente moderna, disponível somente nos grandes centros mundiais de tratamento oncológico. Esta é a segunda certificação internacional recebe só este ano. Recentemente, ele foi avaliado como o melhor serviço brasileiro em planejamentos e controle de qualidade de IMRT.
Para ingressar neste estudo, a unidade foi avaliada pelo principal centro internacional de garantia da qualidade em radiações, a Quality Assurance Review Center (QARC), sediada na Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos EUA. “Estamos todos orgulhosos pela aprovação no estudo e também por esta avaliação positiva das técnicas de radioterapia praticadas pelo serviço, que mostra que temos as melhores práticas da radioterapia mundial”, afirmou a gerente da unidade, Ledvânia Chaves Ribeiro.
O setor de oncologia do Hospital Márcio Cunha foi incorporado à FSFX em 2011, e, desde então oferece a população do Leste de Minas acesso a tratamento de câncer nos mais altos padrões do setor. Referência para cerca de 1,5 milhão de habitantes de 88 municípios, cerca de 80% dos atendimentos realizados no local são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2019, a unidade realizou mais de 26 mil atendimentos de quimioterapia e 22 mil sessões de radioterapia, consultas e exames de medicina nuclear.