Com a meta de imunizar pelo menos 80% do rebanho bovino de Minas, o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), vai promover mais uma campanha de vacinação em todo o Estado contra a brucelose. Segundo o IMA, a estimativa atual confirma cerca de 2,2 milhões de cabeças de gado em território mineiro.
A vacinação contra a brucelose e a sua declaração ao IMA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), são obrigatórias desde 1989. O produtor que não vacinar é passível de multa de de R$ 92,79/animal não vacinado. Já o produtor que deixar de declarar a vacinação contra brucelose ao IMA poderá ser multado em em R$ 18,55/animal. O produtor deve vacinar suas bezerras semestralmente, declarando por meio da entrega dos atestados de vacinação ao IMA até o dia 10 após o fechamento de cada semestre (10 de janeiro e 10 de julho).
Vale lembrar que todo o produtor agropecuário deve procurar o escritório do IMA mais perto de sua propriedade (clique aqui para consultar as unidades) para apresentar o atestado de vacinação emitido pelo veterinário.
A brucelose é uma doença causada pela bactéria Brucella abortus. É classificada como uma zoonose, pois pode ser transmitida do animal infectado para o ser humano.