Belo Horizonte recebe este ano 9ª edição do CBMINA
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza entre os dias 1 a 3 de agosto de 2018, em Belo Horizonte (MG), a nona edição do Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrânea (CBMINA). O evento, que ocorre a cada dois anos, é resultado de parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Congresso tem por objetivo promover uma discussão altamente qualificada e a difusão de conhecimento sobre os avanços tecnológicos, a solução de problemas, desafios e tendências, nacionais e internacionais, para as áreas de lavra a céu aberto e lavra subterrânea, além de discutir as práticas rotineiras de seus processos produtivos em talk-show com líderes do setor mineral, workshop técnico, palestras e trabalhos técnicos.
“Esse congresso vem se caracterizando, ao longo dos anos, como um dos mais importantes fóruns de discussão técnica sobre mina a céu aberto e subterrânea, meio ambiente, mineração e os aspectos econômicos e legais ligados à atividade”, afirma o Diretor-Presidente do IBRAM, Walter Alvarenga.
O que é o CBMINA?
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza, a cada dois anos, o CBMINA, evento que reúne, simultaneamente, o Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e o Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O fórum é constituído de conferência magna, plenárias, sessões técnicas, workshop, debates, apresentação e premiação de trabalhos técnicos relativos à mineração. Além disso, também é oferecido um espaço para exposição de marcas, produtos e equipamentos por parte dos patrocinadores.
Entre as principais finalidades está a promoção de um intercâmbio de ideias entre estudantes, professores, pesquisadores, autoridades, executivos e profissionais ligados ao setor mineral. A principal ideia é que os interessados apresentem publicamente novas proposições e abordagens para evolução constante da atividade mineral brasileira.
Objetivo
Permitir aos participantes conhecer os avanços tecnológicos e as soluções de problemas adotadas pela indústria mineral nas áreas de lavra a céu aberto e de lavra subterrânea, além de discutir as práticas rotineiras de seus processos produtivos em palestras, trabalhos técnicos e exposição de equipamentos e serviços.