Os dramas, as dificuldades e principalmente as soluções para os problemas causados pelas enchentes do final de janeiro, que atingiram quase 200 municípios de Minas Gerais obrigando a maioria deles a decretar situação de emergência, será a pauta de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas, marcada para esta quinta-feira, 6, em Belo Horizonte.
De acordo com dados da Defesa Civil, desde 24 de janeiro são 53,1 mil pessoas em Minas desabrigadas ou desalojadas. Um desses exemplos foram comunidades inteiras como no distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo. Além disso, o número de feridos chegou a 68 em todo o estado.
Segundo a deputada estadual Rosângela Reis, a audiência servirá para debater como fazer com que os recursos, principalmente os do governo federal, cheguem também às cidades menores. “Precisamos encontrar as respostas para acelerar a ajuda para quem precisa, reduzindo a burocracia, e também achar formas de evitar que esses problemas voltem a ocorrer”, afirmou a parlamentar.
Com toda esta expectativa gerada, a previsão é que o auditório da casa esteja lotado, com a presença de prefeitos dos municípios atingidos, autoridades no assunto, além dos órgãos de segurança pública como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, e outros setores do Governo do Estado. A audiência será transmitida ao vivo, pela TV Assembleia (clique aqui para acompanhar), com a possibilidade de participação em tempo real da população pela internet, que poderá perguntas e dar a opinião.