Fevereiro ainda mais chuvoso
Se não bastassem os estragos gerados pela água nos últimos dias, quando foram contabilizadas mais de 50 mortes desde a última sexta (24), a meteorologia prevê ainda mais chuva para o mês de fevereiro.
“Os modelos meteorológicos indicam que fevereiro será bem chuvoso e até mais que janeiro. A primeira frente fria já vai chegar no próximo domingo (2)”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis ao BHAZ. Ainda é cedo para afirmar com precisão quanto vai chover em cada região de Minas, mas já é possível prever as regiões que serão mais afetadas.
“A previsão é que as chuvas concentrem mais nas regiões Oeste, no Sul de Minas e no Triângulo, pois a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atuará de forma mais intensa nestes pontos. Em janeiro, por exemplo, ela se concentrou na região Central, Leste e Zona da Mata, por isso os estragos foram maiores nestes locais”, afirma Ruibran.
Sim, mais uma vez, segundo os estudiosos, a causa da grande quantidade de água será a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Essa zona já tinha sido responsável pelas fortes chuvas dos últimos. Mas, afinal, o que é ZCAS?
“É um corredor de umidade que passa pela região Norte, Centro-Oeste e depois no litoral do Sudeste até chegar em Minas Gerais. É um fenômeno típico do verão e que causa muitas chuvas por aqui”, esclarece Heriberto dos Anjos, do GeoClima Soluções Ambientais.
Fonte: BHAZ