O leilão de 12 lotes de transmissão de energia da Aneel terminou nesta quinta feira (19), com um deságio de 60% em relação ao valor inicial, um recorde dentre todos os leilões de transmissão.
No leilão, venceria o consórcio que oferecesse a menor remuneração anual pelo serviço de transmissão de energia. A CTEEP, Companhia Transmissora de Energia Paulista da controladora colombiana ISA foi o grande destaque, arrematando 3 dos 12 lotes.
Outro destaque foi a alta competitividade do certame – cada lote do leilão teve na média mais de 10 concorrentes, vindos de cinco países.
O ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque comemorou o resultado e afirmou que esse deságio representará uma economia maior ao consumidor e irá gerar empregos nos próximos cinco anos.
A Aneel estima que o resultado do leilão trará cerca de R$4,2 bilhões de investimentos no setor. E para o primeiro semestre de 2020 a Aneel prevê uma nova rodada de leilão de transmissão de energia, que deve acontecer nos meses de junho ou julho.
FONTE: http://radioagencianacional.ebc.com.br/