A comunidade poderá prestigiar a abertura do segundo Presépio Coletivo nesta terça-feira (17/12), às 20h, no Centro Cultural Usiminas. A exposição é uma iniciativa da Usiminas e do Instituto Usiminas, confeccionada sob concepção artística do artista plástico Leo Piló, com a colaboração de artistas locais, estudantes e assistidos por associações entidades do Vale do Aço. Além da abertura à visitação, o evento, gratuito e aberto ao público, contará com uma Cantata de Natal com o Coral São Francisco Xavier e Orquestra de Câmara do Vale do Aço. A exposição do Presépio Coletivo vai até o dia 11 de janeiro, sempre de terça a sábado, das 10h às 21h.
Cerca de 5 mil caixas cartonadas longa vida, as populares caixas de leite e suco, foram utilizadas como principal matéria-prima para confecção do Presépio Coletivo, que possui figuras em tamanho natural. Depois de higienizadas, as caixinhas foram desfolhadas e transformadas em enfeites para as árvores de Natal, cobertura das peças, confecção das roupas dos personagens e elementos da cenografia.
O processo de produção da exposição começou no mês de outubro, com a abertura do ateliê colaborativo, no Centro Cultural Usiminas. Ao longo desse tempo, os artistas locais que compõem a equipe do Leo Piló, também compartilharam as técnicas utilizadas para construção do Presépio em oficinas ministradas para colaboradores da Usiminas, escolas, entidades e associações do Vale do Aço. Ao todo, cerca de 300 pessoas foram envolvidas confecção de adereços do Presépio Coletivo. A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, salienta a importância da iniciativa que uniu e mobilizou a comunidade por meio da arte e em prol da sustentabilidade. “O Presépio Coletivo é uma ação marcante porque materializa, neste período de celebrações, a atuação permanente da Usiminas e do Instituto Usiminas voltada para a comunidade. Convidamos todos a prestigiar essa obra de arte coletiva”, afirma a diretora.
FONTE: CENTRO CULTURAL USIMINAS