BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Número de empresas abertas em Minas cresce em 2019

A economia mineira registrou de janeiro a novembro a abertura de 50 mil empresas, o que significa 6,2 mil empreendimentos a mais do que no mesmo período de 2018, quando foram constituídos 43,7 mil novos negócios no estado. Isso representa uma variação positiva de 14,3% no acumulado do ano. Apenas no mês 11, 4,2 mil empresas foram abertas, um número 23,7% maior do que no mesmo mês do ano passado, que teve 3,4 mil negócios formalizados.

O tipo jurídico de empresa que mais abriu ao longo deste ano foi a Sociedade Limitada (Ltda), com 21,9 mil constituições. Em seguida vêm o Empresário Individual, com 17,2 mil novos empreendimentos, e a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), com 10,3 mil aberturas registradas. No ano também houve a abertura de 244 Sociedades Anônimas e 71 cooperativas, além de 151 empreendimentos de outras naturezas, tais como sociedade em comandita simples. Segundo a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), não contam os Microempreendedores Individuais (MEIs), que se registram direto no portal do governo federal.

Desburocratização
Para o presidente da Jucemg, Bruno Selmi Dei Falci, o crescimento do número de abertura de empresas é reflexo de iniciativas adotadas para simplificação e desburocratização de processos, como o sistema de registro automático, desenvolvido pela autarquia e lançado em abril. A plataforma permite que empresários constituam empresas pela internet, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, com emissão imediata do CNPJ.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM