BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Startup inova ao compartilhar máquinas ociosas

A indústria vive uma espécie de “ressaca”, após um período tão conturbado da economia. No entanto, mesmo que com cautela, o susto da depressão econômica, pode levar para novas reflexões e maior atenção ao que se poderia fazer desde já. A Startup paulista Peerdustry, fundada em 2016, pelos sócios Bruno Diesel Gellert e Thiago Petrone. O primeiro é engenheiro de materiais formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com MBA pela FGV. Já Thiago, trabalhou como engenheiro comercial na Welle Laser, de onde saiu para fundar a Peerdustry e atua, também, coordenador do Grupo de Trabalho em Manufatura Avançada da Abimaq. Já Thiago Petrone é engenheiro eletrônico graduado pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou na TV Globo como pesquisador e desenvolvedor, antes de fundar a Peerdustry.

Por meio de uma grande base de aproximadamente mil fornecedores, 350 somente na área de usinagem, é feito a conexão por meio de inteligência artificial, com empresas que precisam produzir, de acordo com o especificações técnicas e afinidades de negócio que permitem o fechamento de contratos bem-sucedidos. O matching entre cliente e fornecedor é feito com processos de cruzamento de bigdata, com auxílio de conhecimento de engenharia. No entanto, todos os envolvidos podem levar o conceito da “colaboração e compartilhamento” para dentro de seus próprios negócios, afirma seus sócios.

A premissa é que haja um melhor entrosamento entre fornecedores e clientes, mas também do trabalho em conjunto das áreas internas, desde o chão da fábrica, passando pelo desenvolvimento e o financeiro, até a área de marketing. É exatamente onde a tecnologia chega para unificar todos os processos e otimizar os negócios. Atingindo esse ponto, o setor industrial estará mais que preparado para tomar vantagem da recuperação que, apesar de parecer tímida, pode ser acelerada se nos concentramos na estratégia correta. As parcerias e o melhor aproveitamento do que cada empresa tem de melhor, vai ajudar o setor na redução dos custos operacionais, a otimização da produção e o crescimento como resultado desse processo.

Como cadastrar a empresa e fornecedores

Por meio de um site (peerdustry.com.br) a startup permite cadastro para ingresso na rede de máquinas disponíveis e acesso aos potenciais demandantes. No modelo de negócio, a empresa faz intermediação entre clientes e fornecedores e monetiza a partir de uma taxa de administração. Estão cadastradas 1.000 empresas, 1.500 máquinas e 14 segmentos.

Fluxo

Quando Manufatura na Nuvem – A Peerdustry fabrica as peças em sua rede e vende para o cliente final. Quando Intermediação, a Peerdustry faz toda a pesquisa e no fechamento do negócio, os fornecedores escolhidos são abertos para o cliente. Toda a gestão do processo de manufatura ocorre dentro da plataforma e os fornecedores possuem exclusividade de tais clientes via plataforma da

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM