O engenheiro Norton Almeida, funcionário da Petrobras, assumiu esta semana uma cadeira como conselheiro da Petros, o fundo de pensão da estatal brasileira de petróleo. Natural do Vale do Aço e residente em Ipatinga, ela assumiu, o lado de seu suplente, André Araújo, em reunião realizada na última terça-feira, 26.
Os novos conselheiros garantiram que estarão acompanhando de perto o plano de recuperação financeira do fundo. A proposta foi aprovada no início de novembro, graças a um trabalho que envolveu diversos seguimentos da categoria dos petroleiros. “Podemos afirmar que o nosso trabalho será feito com dedicação e transparência, acompanhando de perto os desdobramentos do equacionamento da dívida e também trabalhando para garantir a sustentabilidade do plano, fiscalizando as aplicações financeiras para assegurar um bom resultado”, disseram.
Criada em julho de 1970, a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) é o segundo maior fundo de pensão da América Latina. Administra 37 planos de previdência complementar, oferecidos por diversas empresas, entidades e associações de classe, o que a torna o maior fundo de pensão multipatrocinado do país em patrimônio administrado de mais de R$ 100 bilhões.