As mais diversas formas de expressão da cultura popular mineira poderão concorrer aos editais “Minas de Culturas Populares”, com inscrição disponível a partir desta segunda-feira, 25. Juntos, eles representam um investimento de R$ 2,5 milhões em projetos culturais de pessoas físicas e de prefeituras municipais ou entidades conciliadas. O diferencial destes editais é o critério de distribuição dos recursos: cidades que tradicionalmente recebem menos investimentos públicos na área cultural têm mais chances de ser contempladas. Isso porque o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) também será levado em conta, ou seja, municípios com baixo IDHM pontuam mais na avaliação dos projetos.
Além do lançamento dos editais, a Secult promoveu a capacitação dos integrantes de grupos culturais locais para orientá-los sobre os passos necessários para pleitear o investimento anunciado. Cerca de 50 pessoas participaram, entre artistas locais, produtores culturais e gestores de entidades públicas culturais, inclusive de outros municípios próximos de Araçuaí.
Editais “Minas de Culturas Populares”
Serão investidos R$ 2,5 milhões do FEC distribuídos em três editais:
1) Culturas Populares
O edital vai contemplar iniciativas de artistas, mestres e demais profissionais (pessoas físicas) vinculados à cultura popular e tradicional visando promover, valorizar e fortalecer as expressões dos diversos grupos e manifestações da cultura popular, tradicional, urbana, afro-brasileira, indígena e outras.
Público-alvo: Artistas, mestres, artesãos, produtores, pesquisadores e pessoas físicas vinculadas à cultura popular e/ou tradicional
Total a ser investido: R$ 500 mil
Modalidade: premiação
2) Nossa Cultura (pessoas jurídicas)
Destina-se aos órgãos ou entidades de direito público municipal, visando estimular a realização de projetos culturais nas diversas linguagens e temáticas, tais como mostras, festivais, exibições, circuitos de arte, festas populares e outros. Pela modalidade de repasse aos municípios privilegia a descentralização dos investimentos do FEC via análise do IDHM.
Público-alvo: órgãos ou entidades de direito público municipal de natureza cultural
Total a ser investido: R$ 1 milhão
Modalidade: convênio / repasse a municípios
3) Nossa Cultura (pessoas físicas)
Premiará artistas, produtores e demais profissionais vinculados à cultura para realização de ações e atividades culturais, tais como concursos, mostras, feiras, festivais, festas populares e outras, com objetivo de promover a difusão e o acesso aos bens culturais de Minas Gerais, com foco na descentralização dos investimentos do FEC via análise do IDHM.
Público-alvo: artistas, produtores e demais profissionais vinculados ao universo da cultura e arte.
Total a ser investido: R$ 1 milhão
Modalidade: premiação
Inscrições: http://www.cultura.mg.gov.br/gestor-cultural/fomento/fundo-estadual-de-cultura