Cerca de 200 sites e mais de 100 aplicativos de distribuição de conteúdo, considerados ilegais, foram alvos hoje no Brasil pela Operação 404, realizada pelo Ministério da Justiça para combater a ciberpirataria na internet. Segundo levantamento realizado pelo Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça, pelo menos 20 milhões de lares acessam plataformas piratas para assistir filmes, séries ou mesmo partidas de futebol.
Boa parte dessas pessoas sequer sabe que se trata de um serviço ilegal, a ponto de ligar para autoridades do setor para reclamar do serviço mal prestado por esses contraventores. Até o início da tarde, quatro pessoas foram presas em flagrante, em meio ao cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão feitos em 12 estados. Ao todo, os estados solicitaram a derrubada de 210 sites e 100 aplicativos de streaming que veiculavam conteúdo de forma ilegal.
Prejuízos
Segundo o relatório da Polícia Federal, só com a propriedade audiovisual, há um prejuízo de R$ 9 bilhões por ano para toda a cadeia de produção, comercialização e distribuição de produtos audiovisuais, com pelo menos 150 mil postos de trabalho nas indústrias de TV por assinatura. São Paulo é o estado com maior número de alvos da operação de hoje. Em apenas um dos sites, são registrados mais de 128 mil acessos diários.