Cerca de 30 profissionais das áreas de recursos humanos, departamento pessoal e outras atividades afins participaram esta semana do curso promovido pela regional Vale do Aço da Fiemg que discutiu detalhadamente como funciona o processo de admissão e demissão de funcionários, uma vez que essa rotina faz parte da estrutura organizacional de qualquer empresa.
O conteúdo programático abordou os temas: O que é admissão; Impactos das rotinas de admissão e demissão na empresa; Principais rotinas da admissão; Como fazer um processo de demissão; Rotinas do processo de demissão; Importância da gestão de pessoas na demissão.
Segundo a advogada, Iracema Padovani, que ministrou o curso, a admissão e o desligamento de funcionários são grandes desafios das empresas no mercado atual. “Hoje, a procura pelo profissional deixou de ser apenas por uma questão técnica. Os recrutadores querem saber se o candidato é capaz de ter um bom convívio com as pessoas e se compartilha dos mesmos valores da organização. Neste sentido, a gestão de pessoas passa a ser uma visão estratégica da empresa e o processo de seleção é a base”, explicou.
Com uma linguagem simples e com a utilização de recursos audiovisuais, Iracema explicou cada etapa dos processos de contratação e de desligamento, desde a descrição de uma vaga, divulgação, entrevista, seleção, e as formas de abordagem e os documentos necessários e leis que norteiam o desligamento dos profissionais.