BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

CTMAM e PMI distribuem mudas de espécies nativas

Comprometidos com as questões ambientais, e dentro do espírito de comemoração do Dia da Árvore, celebrado no dia 21, a Prefeitura de Ipatinga (PMI) e o Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM), distribuíram dezenas de mudas de espécies nativas da região durante a realização da V Feira de Turismo do Vale do Aço,  entre os dias 26 e 28 de setembro, em Ipatinga.  A ação foi uma medida educativa, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da conservação dos recursos naturais.

As mudas doadas foram produzidas no Viveiro Municipal. Foram distribuídas mudas de espécies de plantas medicinais, arbóreas, ornamentais e frutíferas. Os visitantes também receberam orientações sobre o plantio e os cuidados necessários com cada muda, que tinham em média 70 cm de altura.  O presidente do CTMAM, Hélio Anício, agradeceu a PMI pela doação das mudas “Gostaria de parabenizar o esforço da Prefeitura com as doações, que foram essenciais para esta promoção, que visa preservar e cuidar do meio ambiente. Ações como esta fortalecem a parceria com os nossos associados.

Contemplado com uma das mudas, o aposentado José Gomes dos Santos, morador de Ipaba, parabenizou a iniciativa e lembrou sobre as condições climáticas no país, cada vez mais prejudicadas por causa do desmatamento e queimadas. “Eu sempre dizia para os meus filhos, agora falo para os netos que jamais podemos cortar, retirar ou queimar nossas áreas verdes, pelo contrário. Sou super a favor de plantar árvores nos quintais, praças, beira de estrada, não importa onde, é só jogar uma sementinha ou plantar uma mudinha como essas”.

Já a arquiteta Maria Luz Nogueira, que mora em Campinas/SP, mas tem um sítio em Caratinga, passava pelo Vale do Aço, onde veio visitar amigos e resolveu conferir o que acontecia do lado de fora do Centro Cultural. E após ver a movimentação no estande do CTMAM, não resistiu em pegar algumas mudas para o seu sítio. “Vi as pessoas saindo com plantinhas e entrei aqui”, afirmou. “Tenho limoeiro, coqueiro, pitangueira e acerola e aproveitei para levar mais algumas mudinhas, para enfeitar a entrada de minha propriedade. Parabéns a vocês pela iniciativa.

Referência

Considerado uma referência nacional no quesito preservação da biodiversidade, o Viveiro Municipal de Ipatinga fica localizado numa área de 70 mil metros quadrados, onde são cultivadas atualmente mais de 80 espécies, Entre as espécies mais procuradas estão as medicinais, como a camomila, a erva-cidreira, a romã e a hortelã. Para conseguir sua muda, basta ir ao local, que fica na rua Argemiro de Melo, 525, esquina com rua Passo Fundo, no bairro Jardim Panorama. O interessado deve levar um comprovante de residência em Ipatinga.

A administração do Viveiro é de responsabilidade da PMI, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM