BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Veja a Ipatinga que os ipatinguenses desconhecem

Equipe Negócios Já! participa do roteiro “Ipatinga Rural” e vive uma “experiência” turística especial. 

A história de Ipatinga se mistura com a da siderurgia brasileira. Desde a implantação da Usiminas, entre o final dos anos 50 e início da década de 60, no século passado, falamos sempre de uma cidade forjada a ferro e fogo.  O que pouco gente sabe, pois ficou esquecido no tempo, é que a região, originariamente, era uma área rural, formada por pequenos municípios e povoados diversos, cujas atividades eram agrícolas e pastoris. Isso levou a população que foi surgindo a sempre negar suas origens, principalmente quando  tem que apontar o que mais nos orgulha em sua história: o Aço como fio condutor de um povo.

Desde 2011, o Sebrae apoia produtores rurais a se organizarem para a criação de produtos turísticos em comum e, ao mesmo tempo, estimular a produção individual de cada um, oferecendo suporte em  todos os aspectos como marketing, layout de produção, seleção de fornecedores, matérias primas. Existem, hoje, caminhos turísticos como a “Rota do Mutum” cuja próxima está prevista para o próximo dia 02 de novembro. No último dia 28, fomos conhecer e “experimentar” a rota turística “Ipatinga Rural”. Ela compõe o “guarda-chuva” Vale do Aço – Destino Turístico, sendo um de seus pilares: Turismo Rural e de Aventura. Pra conhecer mais do que vamos relatar em nossa experiência, acesse o site turismonovale.com.br

Ponto de partida: Fazenda do Zaca

Horta orgânica da Fazenda do Vovô Zaca na região do Ipaneminha.

Fomos contemplados com um guia  turístico de luxo: o Senhor José Zacarias, ou simplesmente “Zaca”. Ele nos conduziu desde a saída no bairro Cidade Nobre até a sua propriedade, a Fazenda do Zaca. Além de conhecer sua horta de orgânicos, nos relatou a única Reserva Particular de conservação ambiental da região com mais de 15 hectares objeto de várias ações no Âmbito da utilização para educação ambiental para as séries iniciantes à pesquisa acadêmica (mestrado e doutorado). “periodicamente recebemos mestrando das universidades públicas de minas e outros estados para pesquisa de campo. Até um besouro raro foi encontrado e catalogado em nossa reserva”, observa o produtor rural.

Já, em sua varanda fomos recepcionados por esposa e filha para um verdadeiro “Café Rural”. Quem passar por essa experiência com certeza reviverá momentos especiais como férias na casa da vovó. Outros, com idade mais avançada lembrarão de suas origens.

Vale do Aço – Destino Turístico

Encabeçado pelo Sebrae e pelo Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM), teve início, em 2011, o Projeto Turismo no Vale, com o propósito de capacitar e orientar empreendedores locais para a exploração desses filões econômicos como os prestigiados festivais “Comida diButeco”, “Rota dos Sabores” e “Ipatinga Gourmet”. Diante deste quadro, o Projeto visa transformar o Vale do Aço, na próxima década, em um dos cinco principais destinos de eventos e convenções de Minas

Sítio do Vovô Teixeira

No próximo capítulo desta aventura, continuaremos com a nossa “viagem”, agora a experiência da fabricação da Rapadura no engenho do Sítio do Vovô Teixeira.

Serviço

Rota Turística Ipatinga Rural

Contato: Nunestur – (31) 9-8896-3773

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM