Motivado por inúmeros cancelamentos e da “concorrência” com as chamadas “skygato” “gatonet”, etc, o serviço de TV por assinatura conta, atualmente, com 16,3 milhões de clientes. O número representa, segundo o relatório da Anatel, um queda de 1,5 milhão, numa comparação com agosto de 2018.
Entre as operadoras, quase a metade dos domicílios recebeu o serviço da Claro/NET, que registrou 8 milhões de contratos (49,38% do mercado). Em segundo lugar ficou a Sky, com 4,8 milhões de contratos (29,9 %), seguida pela Oi, com 1,6 milhão contratos (9,51%), e pela Vivo, com 1,4 milhão de contratos (8,61% do mercado). Todas prestadoras apresentaram queda no número de clientes (em agosto de 2019 em relação ao mesmo mês do ano passado). A Claro/Net teve redução de 9,23% (menos 820,6 mil clientes) e a Sky diminuiu 6,18% (menos 322,1 mil clientes).