Num negócio de quase US$ 2,25 bilhões, a Delta Arlines adquiriu 20% do controle acionário da Latam, empresa fruto da fusão das companhias aéreas TAM e Lan Chile. Deste total, cerca de US$ 350 milhões serão usados pela Delta para investimentos nas operações da empresa na América do Sul, principalmente nos chamados voos regionais. Este negócio vai provocar a saída da Delta do quadro de acionistas da Gol, da qual detém, hoje, 9% do capital.
A compra é o maior investimento dos norte-americanos desde a fusão com a Northwest Airlines, em 2008. Ainda assim, empresa vinha realizando uma série de aquisições com o intuito de se expandir para novos mercados, comprando participação em empresas como a mexicana Aeromexico, a francesa Air France-KLM e a sul-coreana Korean Air Lines. Ao comprar participação na Latam, a Delta passa à frente de sua rival americana, a American Airlines, que também estava interessada no negócio.
Após a união da Lan Chile e da TAM, em 2012, a Latam tornou-se a maior companhia aérea da continente, com voos internacionais e rotas domésticas em países como Chile, Brasil, Colômbia, Peru, Argentina e Equador. No Brasil, a Latam tem 69,5% de participação nos voos internacionais, no acumulado do primeiro semestre de 2019, segundo dados da Anac. No mercado doméstico, a Latam é a segunda maior, com 32% de participação, atrás de 37% da Gol.