BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Uma nova faculdade para Ipatinga!

Na semana em que a Usisaúde recebe a nota máxima do índice IDSS da Agência Nacional de Saúde, Diretor Executivo da FSFX faz anúncio exclusivo para Negócios Já!

Negócios Já! esteve no Hospital Márcio Cunha, conversando com o diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, mantenedora da instituição de saúde, Luís Márcio Araújo Ramos, que em primeira mão, anunciou a implantação da Faculdade de Saúde da entidade. A comissão de avaliação e autorização do Ministério da Educação já realizou vistoria nas futuras instalações e já autorizou a implantação do curso de graduação em enfermagem com vestibular previsto para o fim desse ano. “Os cursos contarão com o suporte do Hospital Márcio Cunha possibilitando para a complementação prática dos estudantes para que possam atuar nos segmentos em que a FSFX atua”, explica o executivo. “Aqui já existe a residência médica e queremos ampliar a conexão entre teoria e prática que essa expertise de décadas possibilitou”, comemora o executivo.

Gestão de hospitais públicos

Perguntado sobre as perdas de vidas que os planos de saúde vêm acumulando nos últimos anos desde o início da crise econômica brasileira, a Fundação, segundo ele, diversificou seu mix de negócios que inclui o aproveitamento da expertise de décadas administrando o Hospital Márcio Cunha, com os negócios de gestão, de forma terceirizada, do hospital municipal de Cubatão, em São Paulo e o Hospital Carlos Chagas em Itabira. “É um modelo de negócio que ganham todos os lados. A população com serviços de qualidade, o município com a redução dos custos operacionais e a Fundação com a remuneração da administração e transferência de tecnologia”, justifica Luís Márcio.

Em tempo: Fontes garantem a Negócios Já! que consultas foram feitas junto à instituição para verificar interesse na gestão da saúde em municípios da região metropolitana do Vale do Aço.

Expansão da rede hospitalar própria – Aquisição na RMBH

Perguntado sobre processo de aquisição de hospital na região metropolitana de Belo Horizonte para ampliação de cobertura em serviços hospitalares próprios para atendimentos aos clientes da operadora Usisaúde, o executivo observou que tratativas continuam em andamento e há sempre um olhar atento a oportunidades para que o Usisaúde amplie sua cobertura geográfica de forma a gerar comodidade aos seus clientes assim como essas mesmas sejam objeto para atração de novos clientes.

DISS – Nota máxima

Essa semana Usisaúde, operadora de plano de saúde da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), recebeu nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2018, principal avaliação das operadoras de planos de saúde feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A nota 1 colocou a Usisaúde como uma das quatro melhores operadoras de grande porte do Brasil, com o melhor patamar de classificação.

O IDSS faz parte do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e visa avaliar e aprimorar o desempenho das operadoras de planos de saúde em quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos de Regulação.

A nota do Programa de Qualificação é apurada por meio do cálculo da média ponderada dos Índices de Desempenho das operadoras. Das 1.019 operadoras ativas em 2017, 858 atenderam aos requisitos para a divulgação dos resultados.

A Resolução Normativa 277 é um programa criado pela ANS em 2011, para certificar as melhores operadoras de saúde do país. O objetivo é aumentar a qualidade da prestação dos serviços por meio de critérios de avaliação que possibilitam a identificação e solução de problemas por parte das operadoras de planos de saúde, com mais consistência, segurança e agilidade. Quanto mais eficiente for a operadora, mais notada ela será na qualidade dos serviços prestados. A RN 277 incentiva também a busca pela eficiência e oferece informações capazes de dar ao consumidor maior percepção em relação à qualidade de uma operadora. 

Expansão do atendimento ambulatorial e apoio diagnóstico 

A Fundação alcança faturamento de mais de 1 bilhão por ano. A melhoria de processos somada a oportunidades de negócio que possibilitaram maior robustez econômica tornou a instituição um “player” que busca aquisições e fusões no mercado. Concorrentes cujo interesse em manutenção das operações reduzem ou passam por dificuldades financeiras se tornam objeto de análise para potencial aquisição, recuperação e fortalecimento de suas atividades. Hoje, a entidade está atenta a oportunidades. 

Em tempo:Fontes garantem a Negócios Já! que brevemente a FSFX fará uma grande aquisição de clínica tradicional na prestação de exames de apoio diagnóstico em Ipatinga.

Assista uma pequena parte da série de entrevistas que estará disponível no Negócios Já! Rápido e Rasteiro Especial – 50 anos FSFX com o diretor executivo Luís Márcio Araújo Ramos.

 

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM