A possibilidade da destinação correta o lixo pode ser, em breve, uma realidade em Bom Jesus do Galho. Tudo isso graças a uma visita das engenheiras Danielle Nogueira Godoy e Ana Lúcia Maia, da Erg Engenharia Ltda. Acompanhadas do secretário do Meio Ambiente, Genivaldo Nunes, elas estiveram na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) irregular situada no bairro Novo Horizonte, no distrito de Revés do Belém, a fim de verificar a possibilidade de reforma e regularização da unidade. Durante a vistoria, foi identificada a impossibilidade de o local ser licenciado por sua proximidade do conjunto habitacional que conta com 28 residências. Apesar de ser conhecida como UTC, a unidade não realiza compostagem.
A vistoria foi realizada também no lixão situado no distrito para análise da possibilidade de recuperação da área degradada, construção e instalação de UTC no local. As vistorias são uma das ações do Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e Destinação de Resíduos Sólidos desenvolvido pela Fundação Renova com o objetivo de disponibilizar recursos financeiros para os municípios banhados pelo Rio Doce impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. O dinheiro será empregado no custeio da elaboração de planos básicos de saneamento básico, elaboração de projetos de sistema de esgotamento sanitário, implementação de obras de coleta e tratamento de esgotos, erradicação de lixões e implantação de aterros sanitários regionais.
Segundo destaca o prefeito municipal, Willian Batista de Calais, “solucionar o problema do lixo no município é uma prioridade da atual gestão, em favor da saúde de todos e em defesa do meio ambiente”