Mais de 60 alunos do núcleo de Empreendedorismo Jovens do Sebrae receberam o diploma de técnico em Administração com ênfase em gestão de negócio. O curso, realizado em Belo Oriente, foi gratuito e destinado a jovens da rede pública de ensino. O projeto é fruto de uma parceria entre o Sebrae Minas, a Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), o Instituto Cenibra, a Prefeitura de Belo Oriente e a União Brasileira de Educação Católica (UBEC).
A formatura aconteceu na última sexta-feira, 16. Com direito à decoração, coquetel e alunos trajados de beca, o evento contou com homenagens, discursos de oradores, agradecimentos, juramentos e a tão esperada entrega do diploma. Um momento que, segundo os alunos presentes, representou o início de uma importante jornada profissional. “O NEJ me apresentou um universo novo e ampliou a minha visão sobre empreendedorismo. Pretendo aplicar todo o aprendizado adquirido para conquistar, em breve, o meu espaço no mercado de trabalho”, destaca o aluno Gabriel Barbosa Lima, de 18 anos.
O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é um projeto social da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), em parceria com o Governo de Minas, e nasceu com a proposta de formar jovens na área de gestão de empresas, desenvolvendo competências empreendedoras e conhecimentos em Administração. Para ingressar é preciso estar cursando o 3º ano ou ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino, ter idade entre 16 e 24 anos e ser aprovado no processo seletivo. O curso é gratuito e tem duração de um ano. O projeto NEJ foi fundado em 2010 e, até então, já formou milhares jovens empreendedores em Belo Horizonte.
Depois dos resultados obtidos na capital mineira, a iniciativa foi replicada no interior, com a implantação do NEJ em Belo Oriente e Montes Claros. Na cidade do Vale do Aço, o curso foi realizado na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Brito. A instalação do núcleo em Belo Oriente só foi possível devido à participação efetiva dos parceiros.