O governador de Minas, Romeu Zema, deu as boas-vindas às lideranças regionais aprovadas pelo processo seletivo do Programa Transforma Minas. Ao todo, foram 102 selecionados, que atuarão em posições estratégicas no interior mineiro em quatro secretarias de Estado: de Educação (SEE), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Zema destacou o ineditismo do projeto e a importância de qualificar a gestão pública no Estado e no país.
Para superintendentes de Ensino, vinculados à Educação, foram nomeados 43 educadores. Na Saúde, foram selecionados 28 superintendentes e gerentes regionais. Na Sedese, 22 diretores regionais. E, por fim, na Semad, foram nove superintendentes regionais de Meio Ambiente selecionados.
Após o período de inscrições no Transforma Minas, os candidatos passaram por processo de certificação ocupacional. Os selecionados nesta primeira etapa puderam concorrer em um processo de pré-seleção com diferentes etapas, como avaliação curricular e entrevista por competências. Ao final, para subsidiar a escolha, o governo estadual avaliou o histórico dos finalistas para cada regional e ouviu lideranças regionais.
Balanço do Programa (números):
Mais de 1 milhão de acessos ao Site do Transforma Minas;
Mais de 6 mil inscritos em todos os processos seletivos;
Quase 4 mil currículos analisados;
Mais de 900 entrevistas por competências realizadas;
6 processos com inscrições abertas;
11 processos em andamento.