Duas escolas públicas de Timóteo e Santana do Paraíso foram agraciadas no final de junho com atividades que mesclaram arte contemporânea e educação ambiental. A Plataforma Arte Chuá nas Escolas, realizada pela Copasa, dentro do Programa Chuá Socioambiental, que desenvolve uma metodologia pedagógica de ensino contribuindo para que o aluno estabeleça relações entre a proteção de mananciais e a água que utiliza em casa.
O Chuá visa despertar o senso crítico e a interdisciplinaridade na sala de aula, construindo uma narrativa de pertencimento e protagonismo dos estudantes. Com o auxílio de representantes da Copasa, os professores apresentaram para os alunos aspectos relativos à bacia hidrográfica da região e promoveram atividades de apreciação e interpretação de obras de arte contemporâneas que retratam as águas no Brasil e no mundo.
Dentro dessa perspectiva, os estudantes são estimulados a desenvolver o desenho livre, colagem, mapeamento de cores e mural de arte. Durante a mobilização, também são trabalhados vídeos, fotografias e músicas. São disponibilizados para os participantes, ainda, material para a produção de arte, como lápis de cor, tinta, tecidos e muita imaginação. O resultado é a produção de uma pintura nos muros das escolas Hilda de Araújo Osório Zauza, em Timóteo, e Salvelino Fernandes Madeira, em Paraíso.
Como participar
Para a escola participar da Plataforma Arte Chuá nas Escolas, o município deve estar inserido no Programa Pró-Mananciais, realizado pela Copasa, e ter desenvolvido todas as etapas do Chuá Socioambiental – campanhas da cadeira e do óleo, Feiras Verde e do Desapego e Diálogos Interativos–, conquistando, assim, o Selo Chuá: Escola Amiga do Meio Ambiente.
A direção da instituição de ensino precisa, então, aprovar e participar ativamente da implantação da Plataforma, com a liberação de alunos, professores, horários das aulas e, junto aos artistas plásticos, definir um espaço no muro da escola destinado a receber o mural de arte (um desenho em escala de no mínimo 20 metros lineares). A atividade é realizada durante cinco dias consecutivos, em três horários de aula ao dia, totalizando 15 aulas na semana.