A Prefeitura de Ipatinga começou hoje a recuperação da alça de acesso do Horto, Bom Retiro e Areal ao Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, e à área industrial da Usiminas Mecânica. Por conta disso, o vai e vem de veículos ficou lento e confuso no início da tarde de hoje, com o deslocamento entre o Horto e o Bom Retiro levando cerca de 10 minutos, uma eternidade para os padrões do Vale do Aço.
O trecho é de trânsito pesado por causa de caminhões e carretas que fazem o carregamento e descarregamento na siderúrgica, tendo sido mais sacrificado nos últimos meses em função de obras que eram desenvolvidas no chamado Viaduto da Comunidade, passagem habitual de cargas indo e vindo da usina. Com o passar do tempo, grandes crateras se formaram no local, o que gerou solicitações para solução do problema especialmente por parte de motoristas que utilizam o acesso para outros fins.
Neste primeiro dia, caminhões-pipa estiveram no local para fazer a limpeza dos buracos. Em seguida será feita a preparação de massa asfáltica para a pavimentação do trecho. O secretário de Obras, José Maria Ferreira, lembra que a recuperação do pavimento é uma preparação de solo para o recapeamento definitivo que consta no pacote de obras que será realizado com recursos captados junto à Caixa Econômica Federal por meio do Finisa – Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, com previsão de início de execução em agosto. A previsão é que outras 100 vias públicas sejam restauradas dentro deste projeto. “Estamos atendendo agora a demanda apresentada pela população porque o trecho necessita urgentemente de uma recuperação. A previsão é de que em três dias o asfalto esteja em melhores condições”, disse.