A Polícia Federal prendeu hoje em Ipatinga Roberto Soares, o Robertinho, secretário do PSL em Minas e ex-assessor do deputado federal licenciado e atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
A prisão é parte do trabalho de investigação da PF sobre o esquema de laranjas em candidaturas para a Câmara Federal nas eleições de 2018 em Minas Gerais. Na mesma operação, foi preso, em Brasília, o assessor especial do ministro, Mateus Von Rondon Martins e em Governador Valadares, o também ex-assessor Haissander Souza de Paula.
Segundo a PF, além dos mandados judiciais de prisão temporária, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Brasília, Valadares e Ipatinga. Computadores, documentos e telefones celulares foram apreendidos e serão inspecionados a fim de ajudar no esclarecimento das suspeitas de irregularidades na aplicação de recursos públicos em campanhas eleitorais femininas do PSL em Minas Gerais.
A suspeita é de que, nas eleições de 2018, o diretório do PSL em Minas Gerais inscreveu para disputar o pleito mulheres cujas candidaturas seriam uma forma de a legenda receber verbas públicas por meio do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o fundo partidário. Parte deste dinheiro teria sido então desviada para empresas de pessoas ligadas ao diretório estadual do PSL.