BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Cebus implanta programa de voluntariado para animais

Para os amantes da natureza, em especial dos animais, aí está uma chance de se fazer o bem e praticar uma boa ação. Isso graças ao recém-lançado Programa Fauna Sem Lar, do Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus). Através dele, os voluntários poderão se tornar protagonistas das ações de manutenção de fauna, inclusive aquelas realizadas pelo por meio de atividades que criam resultados efetivos para o meio ambiente.

Os participantes terão a oportunidade de exercitar uma ou mais habilidades, colocando-as a serviço de um bem maior, ou desenvolvendo novas aptidões através do contato com profissionais de diversas áreas e do aprendizado prazeroso que o contato com os animais proporciona. Por ano, o Cebus recebe cerca de 300 animais, a maioria deles entregue pelo IEF e pela Polícia Militar, que recebem todo o tipo de cuidados necessários para sua sobrevivência. Infelizmente, 37% morrem, mesmo após grande esforço para recuperá-los. Apenas 41% conseguem voltar à natureza e, aproximadamente, 12% permanecem no zoológico por não apresentarem condições de sobrevivência em liberdade. O restante permanece em processo de reabilitação por um longo período, na expectativa de poderem ser reintroduzidos em seu habitat natural.

O interessado em ser voluntário do Cebus deve fazer contato por meio do telefone 3801 4383, quando receberá as instruções iniciais e fará o pré-cadastro. Após a aprovação do pré-cadastro, o candidato receberá um e-mail, com uma ficha, onde vai descrever as aptidões e atividades que esteja disposto a realizar, assim como a disponibilidade de trabalho. O voluntário receberá, também, o Termo de Contrato de Voluntariado, que deverá ser assinado e devolvido. O documento terá a validade de um ano e atende as exigências legais que regem o trabalho voluntário. Será formado um banco de talentos e os voluntários serão convidados à medida que as necessidades forem surgindo e de acordo com a disponibilidade de cada um. O contato poderá ser feito via telefone ou e-mail.

Algumas atividades que podem ser executadas por um voluntário no zoológico

– Implantação e melhoria de horta e pomar;

– manutenção de jardins;

– reparo de cercas, grades, portas, gaiolas;

– construção de casas, abrigos, tocas e ninhos;

– confecção de puçás e outros instrumentos para contenção dos animais;

– pinturas em paredes, grades e estruturas metálicas;

– reparos nas redes elétrica e hidráulica;

– reparo e construção de mobiliários de recintos;

– alimentação e cuidados de filhotes;     

– preparo de alimentação para os animais;

– apoio em atividades do médico-veterinário;

– educação ambiental;

– desenvolvimento de materiais para enriquecimento ambiental de recintos;

– desenvolvimento de sistemas informatizados para controles diversos;

– divulgação de campanhas e busca de patrocinadores.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM