Itaminas prevê investimentos de R$ 150 milhões a R$ 200 milhões em 2026

Pacote de investimentos da mineradora de 2024 a 2033 prevê montante de R$ 1,5 bilhão | Foto: Divulgação Itaminas

Com informações do Diário do Comércio…os investimentos em expansão da Itaminas neste ano devem somar entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões, revelou o CEO Thiago Toscano. Em 2025, a mineradora de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já havia investido cerca de R$ 300 milhões para ampliar as operações.

Os aportes fazem parte do pacote de R$ 1,5 bilhão, programado para o período de 2024 a 2033 e anunciado anteriormente pela empresa. O plano visa, sobretudo, aumentar o volume de produção e o teor de ferro do minério produzido para atender à demanda do setor siderúrgico por produtos de maior qualidade e com baixa emissão de carbono.

“Temos investido muito na rota de processo, principalmente naquilo que chamamos de cominuição para que o minério fique mais fino e mais aderente às concentrações magnéticas. Estamos investindo na moagem, na base das espirais e estudando qual é a melhor rota da sequência: se é concentração magnética, se é flotação…”, afirmou o executivo em entrevista à reportagem durante o Brazil Lithium & Critical Minerals Summit 2026, evento promovido em Belo Horizonte pela The Net-Zero Circle by IN-VR.

Para fazer frente aos investimentos traçados, a Itaminas, que tem como proprietários Argeu Géo, do Grupo Agéo, e Rodrigo Gontijo, do Grupo AVG, cada um com 50% de participação, está prestes a concluir uma captação de recursos, segundo Toscano. Por força de acordo de confidencialidade, ele não informou o valor envolvido na negociação.

LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM