A primeira de tantas outras: 01 mês após seu falecimento, o executivo Sérgio Leite de Andrade da nome ao auditório do Hospital Municipal de Ipatinga

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Ipatinga a denominação do auditório do Hospital Municipal Eliane Martins de Ipatinga, como “Auditório Sergio Leite de Andrade”. O projeto de Lei 178/2025, de autoria do vereador Fernando Ferreira de Castro originário de 15 de julho teve aprovação nesta semana quando completou 01 mês do falecimento do ex-presidente e vice-presidente de assuntos institucionais da Usiminas. A decisão foi unânime.

Pastor Fernando, vereador pelo Cidadania, que apresentou o projeto de lei 178/2025Para o vereador “pastor Fernando” (Cidadania), como e conhecido pelo seu eleitorado (que está em seu primeiro mandato) vê o executivo Sérgio Leito Sérgio Leite como alguém que sempre demonstrou profunda ligação com Ipatinga e que participava ativamente de iniciativas sociais e institucionais. “Leite apoiava projetos educacionais, ambientais e de saúde. Sua liderança humanizada e visão estratégica deixaram marcas indeléveis na história da cidade e no coração dos ipatinguenses”, palavras que expressou em seu projeto de lei.

Para Sérgio Leite de Andrade Filho a homenagem e reconhecimento após 30 dias de seu falecimento atenua, de forma particular, atenua a dor e a saudade que a família vive, desde então. “Ao longo de quase 50 anos, meu pai se dedicou de forma afinca a uma empresa, ao desenvolvimento da cidade e ao bem estar das pessoas. Em Ipatinga, minha irmã e eu nascemos, temos residência e negócios e, nada mais gratificante para nós, recebermos da Casa do Povo essa homenagem por meio da de um nome ao auditório do Hospital Municipal”, agradece o consultor.

Ainda sobre esse momento, Leite filho observa que um hospital, tem como papel principal cuidar das vidas das pessoas. “E foi exatamente isto que o meu pai fez não como médico, mas como executivo nas atividades que desempenhou. Outro ponto bastante gratificante para mim e para a minha irmã é o nome do nosso pai estar em um auditório. São nos auditórios que se reúnem as pessoas, apresenta-se resultados, toma-se decisões e se compartilha conhecimento. E foi nos auditórios de Ipatinga onde esta belíssima carreira teve o seu início em 1976. Eu agradeço aos vereadores da Câmara de Ipatinga e em especial ao Pastor Fernando pelo carinho, acolhimento, reconhecimento e humanidade pela essa possível homenagem. Como Ipatinguenses, já somos eternamente gratos por tudo que Ipatinga representou e representa para a nossa família. E que o nome Sergio Leite de Andrade traga inspirações para uma cidade melhor, um país melhor e porque não dizer para um mundo melhor! Muito obrigado minha cidade Ipatinga”, deseja o Leite Filho.

Sobre o executivo Sérgio Leite de Andrade

Com quase cinco décadas de atuação na Usiminas, Leite ocupava, por último, o cargo de vice-presidente de Assuntos Estratégicos da companhia. Aos 71 anos, ele também estava presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e integrava o Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Fiemg.

Passado 01 mês de sua morte, manifestações, homenagens e outras menções à Leite surgem do poder público e acredita-se que, além da homenagem da Câmara Municipal, outras ainda virão, especialmente da Usiminas, da Associação Brasileira de Metalurgia, do Instituto Aço Brasil, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste e tantas outras entidades as quais atuou de forma intensa na defesa de suas bandeiras.

Sanção

O projeto de lei 178/2025 que dá nome ao Auditório do Hospital Municipal Eliane Mendes de “Auditório Sérgio Leite de Andrade” aguarda a sanção do prefeito Municipal de Ipatinga, Gustavo Nunes, previsto para no máximo, 15 dias.

 

LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM